Peça foca em assuntos relacionados ao meio-ambiente / Nobuo Kurahashi
Continua depois da publicidade
Criada nas areias de Santos, a Trupe do Mar sempre teve a natureza e suas realizações como foco e inspiração de suas narrativas teatrais. Antecipando esta quarta-feira (5), na qual se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, os artistas falaram sobre a turnê ‘Sobre as Ondas’ na Baixada Santista à Reportagem do Diário do Litoral.
A ligação entre a companhia e a natureza surgiu antes das apresentações. De acordo com Thays Oliveira, coreógrafa e diretora geral das peças, o meio ambiente tem uma ligação única.
“A nossa conexão com o meio ambiente surge antes da Trupe. A partir das filosofias de vida minha e do Jorge e também a partir das nossas experiências de vida, já que trabalhamos a bordo durante muito tempo. Temos uma conexão muito forte com o mar e sempre buscamos conhecer e estudar mais sobre a vida marinha quando estávamos fora do navio”explicou.
Continua depois da publicidade
O respeito pelo o bem-estar do planeta tem influência também nos processos de cada cena. Thays conta que materiais recicláveis são utilizados na cenografia e nos figurinos vestidos pelos atores. Além do trabalho realizado na direção de arte do espetáculo, a Trupe do Mar também se preocupou com o lado social, buscando fazer parceria com institutos ligados aos animais.
“Falar sobre o meio ambiente tendo como base apenas nossa visão de artista seria uma coisa superficial. Então, começamos a procurar na internet e na Baixada por instituições que fizessem o trabalho de educação ambiental ou de preservação. E foi assim que uma colega nossa nos apresentou ao Instituto Gremar. Nós fizemos muitos laboratórios com eles e essa parceria foi essencial, tanto para a coleta de dados que a gente precisava para falar dos animais no espetáculo, quanto para nossa experiência como ser humano”.
Continua depois da publicidade
A peça teatral deixa claro a importância de explicar a importância de cada animal, assim como o peso de escolhas sustentáveis. Outras questões, como o consumo exagerado, também são abordadas.
“Falar sobre meio ambiente não é só falar de animais, é falar sobre mudanças climáticas, sobre lixo, dentro e fora das nossas casas. Mas sempre batemos na tecla que não existe "fora". A Terra é a nossa casa, o planeta é a nossa casa, então as ações que eu vou fazer aqui, dentro da minha casa, em Santos, vão reverberar no mundo todo.”
Ainda nesta semana, a Trupe se apresenta no Centro Cultural Raul Cortez, localizado na Avenida São Paulo, 3465, em Mongaguá, no próximo sábado (8) às 17h. No domingo, a equipe entra em cena no Parque Turístico Amazônia Paulista, na Rua Urcezino Ferreira , em Itanhém, às 16h.
Continua depois da publicidade
No dia 15, o Píer do Casqueiro recebe a trupe, também às 16h. Por fim, em homenagem ao trabalho realizado no resgate a animais marinhos, eles se apresentaram no Instituto Gremar, Guarujá no dia 29.
“Com o Sobre as Ondas, a Trupe pretende deixar portas e janelas abertas para que todas as famílias brasileiras possam assistir ao espetáculo, para que haja e se crie diálogo sobre meio ambiente a partir do conhecimento de cada animal e das escolhas sustentáveis que tratamos no espetáculo”, finalizou.