Continua depois da publicidade
A vitamina D é muito importante para o correto desenvolvimento do nosso corpo. No entanto, hoje em dia cada vez é mais comum pessoas que sofrem uma deficiência desse nutriente. Por isso hoje iremos falar sobre algumas doenças causadas pela deficiência de vitamina D, para que possa preveni-las.
Embora não há resultados 100% definitivos, há estudos que relacionam a deficiência de vitamina D com a asma. Especialmente em crianças, um consumo adequado dessa vitamina ajuda a aliviar os sintomas da asma e reduz a inflamação, permitindo respirar muito melhor.
Hipertensão
Estudos científicos demonstraram que aquelas pessoas com hipertensão reduzem a pressão arterial. Essa vitamina ajuda a modular a inflamação arterial e outros indicadores da pressão arterial alta.
Doenças inflamatórias intestinais
Estudos realizados na Europa, Índia e EUA identificaram que a deficiência de vitamina D está relacionada com taxas mais altas de doença de Crohn, colite ulcerosa e outras doenças inflamatórias do intestino. Países onde as taxas de exposição solar são limitadas tendem a ter problemas intestinais mais elevados.
Gripes
Taxas de gripe são normalmente mais elevados no inverno, quando o sol está no seu ponto mais baixo da inclinação e da exposição aos raios ultravioleta é mínima. A vitamina D ajuda a estimular o sistema imunológico, por isso que menos gripes só são possíveis com maiores níveis desse nutriente.
Diabetes tipo 2
Um estudo científico publicado em uma revista americana demonstrou que pacientes com familiares que possuem diabetes do tipo 2 são ainda mais propensos a sofrerem da mesma doença em casos de deficiência dessa vitamina, cerca de 30%.
Cáries
Desde 1800 que se sabe que a falta de exposição solar é a causa de uma má saúde geral, entre as que incluem os dentes. Os níveis ótimos de vitamina D permite uma correta calcificação dos dentes, importante na hora de evitar cáries.
Continua depois da publicidade