Continua depois da publicidade
A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande reforçou o trabalho de orientação voltado aos munícipes e turistas sobre os cuidados especiais que devem ser tomados durante o verão. Destaque para a higiene, evitar a ingestão de alimentos e água de origem duvidosa e uma hidratação constante. Estas dicas são decisivas para impedir vômitos, diarréias e distúrbios gastrointestinais graves, o que pode acabar comprometendo a saúde e o lazer, e que são muito comuns nesta época do ano.
O atendimento desses tipos de casos em Praia Grande ocorre 24 horas durante todos os dias da semana nas três unidades do setor de Urgência e Emergência municipal. São dois Prontos- socorros, o Central (Bairro Boqueirão) e o Quietude (bairro do mesmo nome) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Doutor Charles Antunes Bechara (Samambaia). A Sesap ressalta que, até o momento, não há surtos na Cidade, mas apenas registros isolados relacionados a essas ocorrências.
Com o calor, os alimentos deterioram mais rapidamente e por isso os cuidados com higiene e conservação devem ser redobrados. A procedência do alimento, o aroma, a consistência, a embalagem e as condições de transporte devem ser checadas na hora da compra.
Praia
Continua depois da publicidade
De acordo com a Sesap, o horário mais adequado para ir à praia é sempre antes das 10 horas, no período da manhã, e depois das 16 horas. Nesse intervalo há pico de intensidade dos raios ultravioleta, responsáveis pela vermelhidão na pele e queimaduras solares.
Dicas para evitar a diarréia:
Continua depois da publicidade
- Adquira e consuma água e alimentos de origem confiável, conservando-os corretamente.
- Observe sempre a higiene das mãos e dos utensílios de cozinha.
- Lave e cozinhe bem os alimentos.
- Beba água e outros líquidos com frequência.
- Use roupas adequadas ao calor.
- Mantenha uma alimentação saudável.
- Evite aglomeração de pessoas.
- Não faça uso de medicamento por conta própria.
Continua depois da publicidade