Saúde

Veja como a caminhada traz benefícios para a coluna

A caminhada é uma atividade que não tem restrição de idade, não exige habilidade, não custa nada e pode ser praticada a qualquer momento do dia

Publicado em 03/06/2014 às 13:26

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A dor nas costas é uma das queixas mais comuns na população. O problema, que atinge homens e mulheres de diferentes faixas etárias, pode ter várias causas, entre as principais estão a má postura no dia a dia e também em decorrência do envelhecimento cronológico.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Mas o que fazer para prevenir ou aliviar o aparecimento de dores nas costas? De acordo com o fisioterapeuta Dr. Helder Montenegro, especialista em coluna vertebral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRC, diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral e criador da técnica reconstrução músculo-articular da coluna vertebral, basta praticar caminhadas diariamente.

A caminhada é uma atividade que não tem restrição de idade, não exige habilidade, não custa nada e pode ser praticada a qualquer momento do dia. “Para uma pessoa que não tem o hábito de realizar nenhuma atividade física, apenas 30 minutos de caminhada três vezes na semana já traz benefícios tanto para a coluna, como melhora a circulação sanguínea e combate a osteoporose”, indica o fisioterapeuta.

Além de prevenir dores nas costas, a caminhada ajuda a combater dores nos joelhos e nas pernas. “Essa atividade ajuda a fortalecer os músculos abdominais e das costas que sustentam a região cervical, prevenindo as lesões na região. Outro benefício é que como aumentam a flexibilidade e mobilidade das articulações, melhora a capacidade de coordenar os movimentos do corpo e, consequentemente, melhoram a postura”, aponta Montenegro.

Continua depois da publicidade


A dor nas costas é uma das queixas mais comuns na população (Foto: Reprodução)

Contudo, é importante ressaltar que, se praticada de forma incorreta, a caminhada pode contribuir para o surgimento de dores na região lombar. “Antes de iniciar a caminhada, deve-se realizar um alongamento por, no mínimo, 15 minutos, pois reduzem o risco de entorse articular ou lesão muscular, evitando problemas na coluna. Lembrando que, durante a prática da caminhada é preciso evitar passadas longas e pisadas muito fortes porque há o risco de queda e torções”, alerta o especialista.

Veja outras dicas: 

Continua depois da publicidade

·  Evite caminhar com pesos nas pernas, pois podem lesionar a coluna;

·  Opte por um sapato confortável, neste caso o tênis, pois ajudam a amortecer o impacto da pisada no chão;

· Mova os quadris de forma natural, pois o movimento lateral, como se estivesse rebolando, pode ocasionar dores nas costas;

Continua depois da publicidade

· Não inicie o exercício apostando em grandes distâncias. O ideal é começar com caminhadas de 30 minutos, três vezes por semana, em terrenos plenos;

· Mantenha-se hidratado. A ingestão de água evita o aparecimento das câimbras durante a prática;

· Não caminhe em jejum. Faça refeições leves ou, se preferir, como frutas, fibras ou derivados do leite, pois ajudam a evitar tonturas.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software