Continua depois da publicidade
Termina nesta sexta-feira, a Campanha de Vacinação contra a Gripe para Idosos, em todo o Estado. O mutirão que encerraria na última sexta-feira, foi prorrogado pela Secretaria de Estado da Saúde por mais uma semana, apesar da superação da meta do Estado, já na primeira semana, de imunizar 70% da população idosa.
Segundo balanço divulgado pela secretaria, já foram vacinados na Baixada Santista 147.183, dos 168 mil residentes na região com mais de 60 anos de idade. Esse número equivale a 87,1% dos idosos.
Em todo o Estado, 2.846.063 pessoas, 77,1% dos 3,6 milhões de idosos, estão imunizados. De acordo com a secretaria, dos 645 municípios do Estado, 177 não atingiram a meta. A Baixada Santista e o Vale do Ribeira foram as regiões que mais aplicaram vacinas. No Ribeira, até agora 24.131 idosos tomaram a vacina. Esse universo corresponde a 89% dos 27 mil da Região.
“Quem ainda não foi vacinado deve comparecer ao posto nesta sexta-feira. A vacina não causa reação grave e evita complicações causadas pela gripe”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.
Ao todo há 3.400 postos à disposição da população, no Estado, que atendem das 8 às 17 horas. Segundo o secretário, a vacina contra a influenza (gripe) não tem contra-indicação, nem causa reação grave.
Outras vacinas
Durante a campanha, a secretaria oferece também à população, a vacina dupla contra tétano e difteria e a vacina contra o pneumococo — bactéria causadora de pneumonias, otites, sinusites, faringites e meningites.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade