Continua depois da publicidade
A Campanha de Vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) em meninas de 11 a 13 anos em Praia Grande foi prorrogada. As doses estarão disponíveis nas unidades de Saúde da Família (Usafas) e Multiclínicas. A medida segue postura adotada pelo Ministério da Saúde, organizador da ação. No Município, até quinta-feira (10), data limite da primeira etapa dos trabalhos, foram imunizadas 5 mil meninas.
De acordo com estimativa da Secretaria de Saúde Pública de Praia Grande (Sesap), o público alvo na Cidade totaliza 7.204 meninas que estão dentro da faixa etária determinada. Com as doses disponibilizadas até o momento, o Município atingiu 70% e está próximo da meta estipulada pelo Ministério da Saúde, de 80%. “Nenhum problema foi registrado durante toda a campanha. Praia Grande conta com estoque de vacinas nas unidades e seguirá com os trabalhos”, disse a chefe do setor de Imunização da Sesap, Denise Ribeiro Rodrigues Gatto.
A Sesap organizou um cronograma específico para a vacinação. Foram visitadas 48 escolas, 28 municipais e 20 estaduais, na campanha. A definição de locais e datas levou em conta questões relacionadas à logística dos trabalhos e beneficiou diretamente o público alvo da ação.
Continua depois da publicidade
Planejamento
A dose contra o HPV será aplicada em três fases. A primeira aplicação ocorreu até quinta-feira, a segunda, seis meses após o início dos trabalhos e a terceira, cinco anos depois. Em 2015, meninas de 9 a 11 anos serão o foco principal. A partir de 2016, a ação estará restrita apenas às jovens de 9 anos.
Prevenção
Continua depois da publicidade
Ao longo dos últimos anos, o Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites da Sesap tem desenvolvido atividades contínuas de prevenção, orientação e informação sobre doenças sexualmente transmissíveis. As campanhas em Praia Grande atingem pessoas de todas as faixas etárias, desde os jovens até a melhor idade.
Continua depois da publicidade