Saúde

Vacinação contra HPV: proteção garantida para futuras gerações

A imunização está disponível nas unidades de saúde dos bairros de Santos, de segunda a sexta, das 9h às 16h. É preciso levar a carteira de vacinação

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 10/09/2014 às 20:05

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

"Essa vacina é para o nosso bem, não doi e todas as meninas devem tomar". O depoimento é da estudante Ana, 13 anos, e mostra a importância que a jovem dá à sua saúde. Ela foi na quarta-feira (10) se proteger contra o vírus HPV, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Embaré.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

"Acho importante que os responsáveis não deixem de vacinar as filhas. Afinal, quem ama cuida", disse a mãe de Ana, a autônoma Rose Reis, 43.

A professora Selma Canhete, 37, levou a sobrinha, Natália, 12, para ser imunizada. "É a Natália quem fica atenta para as datas da vacinação e nos avisa. Acho positivo isso. Mostra que elas, mesmo ainda meninas, já têm noção da importância de se vacinar contra o HPV e outras doenças".

63 meninas foram vacinadas nesta segunda fase, iniciada no começo do mês (Foto: Divulgação)

Continua depois da publicidade

A imunização está disponível nas unidades de saúde dos bairros, de segunda a sexta, das 9h às 16h. É preciso levar a carteira de vacinação.

Balanço provisório da Secretaria de Saúde mostra que 63 meninas foram vacinadas nesta segunda fase, iniciada no começo do mês. Na primeira etapa da campanha, foram vacinadas 6.567 meninas residentes em Santos, o que representou 88,8% da população alvo. De acordo com o Ministério da Saúde, devem ser vacinadas crianças entre 11 e 13 anos. A segunda dose é aplicada seis meses após a primeira. Para completar o esquema vacinal, a terceira dose é dada após cinco anos da primeira aplicação.

O câncer de colo de útero está diretamente ligado à infecção por HPV e é a quarta causa de morte por neoplasias entre as mulheres no Brasil.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software