Saúde

Vacinação contra HPV começa nesta segunda-feira

A Secretaria de Saúde de Santos começou a vacinar contra o vírus HPV, um dos principais responsáveis pelo câncer de colo de útero.

Publicado em 10/03/2014 às 12:28

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A partir desta segunda-feira (10), a Secretaria de Saúde de Santos começou a vacinar contra o vírus HPV (Papiloma Vírus Humano), um dos principais responsáveis pelo câncer de colo de útero. Conforme calendário definido pelo Ministério da Saúde, a vacinação, que ocorrerá em todas as unidades básicas de saúde, vai até 10 de abril. A meta é vacinar 7.300 meninas, com idades entre 11 e 13 anos. 

O horário de vacinação será das 9 às 16h. A chefe do Devig, Carolina Ozawa, explica que será feita em três doses. "A segunda vem seis meses depois da primeira e a terceira, 60 meses após a primeira. Basta levar o cartão de vacinação ou um documento de identificação com foto".

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido de mãe para filho no momento do parto. A estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos subtipos 16 e 18. O HPV é o terceiro tipo mais frequente de câncer entre mulheres, atrás apenas do de mama e do de cólon e reto.

Continua depois da publicidade

Escolas
A Secretaria de Saúde quer criar uma parceria com as escolas, públicas e particulares, para conscientizar educadores e pais sobre a importância da vacinação. “A nossa rede tem cobertura em todos os bairros. As escolas terão papel importante já que irão nos dar as informações sobre as meninas que estão em idade de serem vacinadas".

 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software