Continua depois da publicidade
Com o objetivo de prevenir complicações em função da gripe, teve início segunda-feira (15) a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. De acordo com dados do GVE – Grupo de Vigilância Epidemiológica, ligado ao Governo do Estado, estudos apontam que a vacina reduz em até 70% os casos de gripe que evoluem para pneumonia, e ainda casos cujas complicações necessitam de internação hospitalar.
Em Santos, a imunização está disponível em unidades básicas e de saúde da família, de segunda a sexta, a partir das 9h, até o próximo dia 26. A lista com o endereço das 29 unidades da rede básica está disponível no site www.santos.sp.gov.br/saude.
Fazem parte do público-alvo maiores de 60 anos, crianças de 6 meses e menores de 2 anos, gestantes, puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto), trabalhadores da área da Saúde, indígenas, população prisional e portadores de doenças crônicas (tais como doentes crônicos renais, respiratórios, cardíacos, hepáticos e neurológicos, além dos diabéticos, hipertensos com morbidade, transplantados, imunodeprimidos e obesos grau III). No caso de doenças crônicas é preciso apresentar prescrição médica.
Continua depois da publicidade
A vacina proporciona redução de:
16%: hospitalização de pacientes com doença cérebro-vascular
19%: hospitalização de pacientes com doença cardíaca
50% de mortes
70% de hospitalização e pneumonia.
Continua depois da publicidade