Saúde

UPA inova com telemedicina cardiológica em parceria com HCorm, em Itanhaém

Serviço permite a emissão de laudos de eletrocardiograma em até dez minutos, além de troca de informações on-line com a equipe do Hospital do Coração de São Paulo

Da Reportagem

Publicado em 11/01/2024 às 20:41

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Serviço de telemedicina funciona para cardiologia e vai beneficiar a população agilizando os exames na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) / Divulgação/PMI

Continua depois da publicidade

A Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou no último dia 29 de dezembro uma parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital do Coração de São Paulo (Hcor) para realizar atendimentos de telemedicina cardiológica na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Banda Marcial de Itanhaém abre inscrições para cursos no 1º semestre

• Assembleia para Conselho de Promoção da Igualdade Racial acontece dia 30, em Itanhaém

• Conviver de Itanhaém: Inscrições para 2024 disponíveis a partir de 15 de janeiro

O serviço de telemedicina funciona para cardiologia e vai beneficiar a população agilizando os exames na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Após o paciente fazer o eletrocardiograma, o exame é enviado de forma on-line para a central do Hcor e distribuído aos cardiologistas que acessam os dados e emitem o laudo entre cinco e dez minutos, além de orientarem a equipe do UPA por meio de videochamada.

Continua depois da publicidade

Essa troca de informações on-line permite uma melhor avaliação dos atendimentos, auxiliando na condução de casos complexos e se tornando fundamental para situações de infarto agudo do miocárdio e arritmia.

“Doenças cardiovasculares são consideradas a principal causa de morte no mundo. Sendo a mais comum o infarto agudo do miocárdio. O objetivo do projeto é qualificação do atendimento nas upas e implantação das diretrizes de assistência e manejo clínico (assistência médica imediata)”, comentou Denise Correa Pereria, Coordenadora Administrativa da UPA.

O projeto assegura ao paciente em situação de emergência o acesso integral e humanizado, melhoria na abordagem e protocolos clínicos, identifica e estratifica a síndrome cardíaca, realiza o ECG com laudo qualificado pela equipe do Hcor, melhora as práticas na emergência, capacita médico emergencista por meio de teleconsultoria, além do apoio à decisão clínica dos profissionais.

Continua depois da publicidade

Para realizar os atendimentos, a UPA recebeu equipamentos novos de eletrocardiograma e um notebook para entrar em contato com a equipe do Hcor durante as consultas.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software