Continua depois da publicidade
O Centro de Referência de Atendimento à Tuberculose e Hanseníase (CRATH) e as unidades de Saúde da Família (Usafas) de Praia Grande realizam gratuitamente o tratamento contra a tuberculose. O diagnóstico precoce é a principal forma de prevenção contra a doença. Recentemente, médicos e enfermeiros que atuam nas Usafas participaram de encontro sobre o tema.
O tratamento da tuberculose pode curar praticamente todos os casos. O abandono do tratamento antes do tempo determinado pelo Ministério da Saúde é fator preponderante para dificultar o corte na cadeia de transmissão. Essa prática pode fazer com que os bacilos que estão no pulmão possam sobreviver. Neste caso, a pessoa muito provavelmente voltará a adoecer.
Recentemente, Praia Grande recebeu dois prêmios do Programa Estadual de Tuberculose e DST/AIDS do Estado de São Paulo pelas ações desenvolvidas pelo Crath. O primeiro ressaltou um importante dado da Cidade, que alcançou 91% de cobertura de testes de HIV para casos de tuberculose em 2013, superando a meta estipulada pelo Ministério da Saúde que era de 70%. A intensificação da busca de casos da doença em 2014, durante o período de 24 de fevereiro a 15 de março, ocasionou a segunda conquista.
Continua depois da publicidade
A coordenadora do Crath, Jane Joice Gimenes, destacou o trabalho de sua equipe como fator determinante para a conquista das duas premiações. “Realizamos ações em vários pontos do Município durante todo ano. Esses certificados terão o poder de motivar ainda mais os profissionais do setor”.