Continua depois da publicidade
“Eu não tenho sintomas de doença nos rins, mas é preciso estar sempre atenta, principalmente durante a gravidez”. A frase da gestante Patrícia Dias, 31 anos, resume a importância da prevenção de problemas relacionados aos rins.
Patrícia foi uma das primeiras pessoas que nesta quarta (13) responderam ao questionário da campanha da SMS (Secretaria Municipal de Saúde), elaborado para identificar casos suspeitos e encaminhá-los para tratamento. A campanha, que marca o Dia Mundial do Rim, comemorado nesta quinta (14), também orienta e tira dúvidas da população sobre o assunto.
Desde o início da iniciativa, no dia 11, 180 pessoas já passaram por avaliações nas UBS (Unidade Básica de Saúde) do Bom Retiro (ZNO). Segundo a agente comunitária que atua no local, Rosemeire Santos, é importante ficar atentas aos sintomas típicos, como urina com coloração escura e dores nas costas.
A campanha segue até o próximo dia 22. Os agentes comunitários de saúde, por meio de questionário, buscam identificar pacientes com fatores de risco. Pessoas com pressão alta, diabetes, que tenham casos de doença nos rins na família ou que já tiveram problemas renais são orientadas a marcar consulta na UBS do bairro.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade