Continua depois da publicidade
O teste rápido permite o diagnóstico do vírus HIV. Já no caso de sífilis e hepatites (B e C), o exame é de triagem, ou seja, detecta o anticorpo para posterior exame de confirmação. Entre os temas abordados estão a confiabilidade dos testes e a forma adequada de fazer o aconselhamento do paciente.
Continua depois da publicidade
“Nossa prioridade no momento é disponibilizar o teste rápido para gestantes e parceiros, trazendo agilidade no diagnóstico e uma intervenção imediata para intervir na cadeia de transmissão”, detalha a enfermeira Tânia Ramos Amaral.
Continua depois da publicidade
As sorologias devem ser feitas no primeiro e no terceiro trimestre da gestação durante o pré-natal, tanto na rede básica pública, quanto nos consultórios particulares. A oferta do teste rápido na maternidade, na hora da internação, permite verificar com exatidão o resultado no momento do parto, quando intervenções também podem ser feitas para garantir a saúde do bebê.
A primeira turma capacitou 25 profissionais no final do ano passado. A iniciativa é coordenada pela prefeitura, em parceria com o Governo do Estado. Apoio: Unimonte. Informações: 3229-8799, com Rita Gisela.
Foto: Susan Hortas
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade