Saúde

Saúde já realizou mais de 1.130 exames de mamografia

Os exames podem ser solicitados em qualquer unidade de saúde da cidade. Devem fazer a mamografia todas as mulheres a partir dos 40 anos

Publicado em 22/10/2014 às 14:47

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A Secretaria de Saúde já realizou 1.133 exames de mamografia desde o início do Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama. Os exames são realizados pela Afip (Associação de Incentivo à Pesquisa). Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, os exames podem ser solicitados em qualquer unidade de saúde da cidade. Devem fazer a mamografia todas as mulheres a partir dos 40 anos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Este ano a Secretaria de Saúde disponibilizou 2.500 exames e realiza busca ativa em todas as unidades da rede de saúde. Não é necessário passar por consulta com médico, já que o pedido da mamografia é feito por uma enfermeira.

O procedimento para fazer o encaminhamento para o exame é simples: basta a mulher ir até uma das unidades de saúde da cidade, com o cartão SUS e um documento de identidade que a solicitação é feita. De acordo com a Secretaria de Saúde o resultado do exame fica pronto num prazo de 7 a 10 dias úteis.

A Secretaria de Saúde já realizou 1.133 exames de mamografia desde o início do Outubro Rosa (Foto: Divulgação)

Continua depois da publicidade

Busca

A Policlínica do Gonzaga realizou ontem (21) ação de busca ativa para realização de mamografias em mulheres atendidas na unidade. O serviço aconteceu em parceria com alunos do curso de Enfermagem da Unisantos. "Além de orientar sobre a prevenção do câncer de mama, alertamos sobre a importância da realização do Papanicolau, exame que detecta o câncer de colo do útero", explica a enfermeira Lia Keiko Watanabe, da Unisantos.

A aposentada Isabel Maria Guerino, 82 anos, elogiou a campanha. "Muita gente não sabe que esse serviço pode ser feito na unidade. É importante prevenir". 

Continua depois da publicidade

A filha dela, Maria Rodrigues, 40 anos, disse que a iniciativa é bem-vinda. "Mas é preciso que as mulheres se conscientizem e façam o exame".

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software