Saúde

Saúde já realizou mais de 1.130 exames de mamografia

Os exames podem ser solicitados em qualquer unidade de saúde da cidade. Devem fazer a mamografia todas as mulheres a partir dos 40 anos

Publicado em 22/10/2014 às 14:47

Compartilhe:

A Secretaria de Saúde já realizou 1.133 exames de mamografia desde o início do Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama. Os exames são realizados pela Afip (Associação de Incentivo à Pesquisa). Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, os exames podem ser solicitados em qualquer unidade de saúde da cidade. Devem fazer a mamografia todas as mulheres a partir dos 40 anos.

Este ano a Secretaria de Saúde disponibilizou 2.500 exames e realiza busca ativa em todas as unidades da rede de saúde. Não é necessário passar por consulta com médico, já que o pedido da mamografia é feito por uma enfermeira.

O procedimento para fazer o encaminhamento para o exame é simples: basta a mulher ir até uma das unidades de saúde da cidade, com o cartão SUS e um documento de identidade que a solicitação é feita. De acordo com a Secretaria de Saúde o resultado do exame fica pronto num prazo de 7 a 10 dias úteis.

A Secretaria de Saúde já realizou 1.133 exames de mamografia desde o início do Outubro Rosa (Foto: Divulgação)

Busca

A Policlínica do Gonzaga realizou ontem (21) ação de busca ativa para realização de mamografias em mulheres atendidas na unidade. O serviço aconteceu em parceria com alunos do curso de Enfermagem da Unisantos. "Além de orientar sobre a prevenção do câncer de mama, alertamos sobre a importância da realização do Papanicolau, exame que detecta o câncer de colo do útero", explica a enfermeira Lia Keiko Watanabe, da Unisantos.

A aposentada Isabel Maria Guerino, 82 anos, elogiou a campanha. "Muita gente não sabe que esse serviço pode ser feito na unidade. É importante prevenir". 

A filha dela, Maria Rodrigues, 40 anos, disse que a iniciativa é bem-vinda. "Mas é preciso que as mulheres se conscientizem e façam o exame".

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Atento está com oportunidade de trabalho em home office

Vaga também voltada para pessoas com deficiência (PCD)

Cotidiano

PAT de município do Litoral de SP está com 104 vagas de emprego; confira os cargos

Os interessados devem comparecer ao local de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30 e aos sábados, das 9h às 12h30

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter