Agendamento será feito nas próprias unidades de Saúde dos bairros, de acordo com a estratégia inicial do médico de família e os encaminhamentos necessários / Freepik
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A Secretaria de Saúde de Cubatão passa a oferecer teleconsultas, uma alternativa para facilitar o acesso a especialidades por meio de tecnologia segura e comunicação online. A sala do teleatendimento será inaugurada nesta segunda-feira (4), no Centro Integrado de Saúde (CIS), onde serão feitas as consultas com especialistas de maneira remota (rua Pedro José Cardoso, 238).
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O agendamento será feito nas próprias unidades de Saúde dos bairros, de acordo com a estratégia inicial do médico de família e os encaminhamentos necessários. Com o agendamento prévio, o paciente deverá ir até ao CIS, na antiga policlínica, onde ocorrerá a sessão. Durante a consulta, o paciente será acompanhado por uma profissional de enfermagem para auxiliar o contato. No mais, o serviço funciona como uma consulta normal, o paciente deve levar os exames, encaminhamentos e documentos necessários.
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Incialmente, serão 8 teleconsultas por período, reunindo as seguintes especialidades: gastrologia, neurologia, reumatologia, urologia e cardiologia pediátrica.
“A adoção do teleatendimento faz parte da estratégia da Secretaria de Saúde de Cubatão de ampliação da oferta de médicos especialistas. Sem prejuízo da qualidade, esse atendimento oferece uma alternativa para a manutenção básica de serviços, a facilidade de acesso a especialistas e economicidade, garantindo assim a ampliação de vagas com assistência de qualidade e economicidade”, avalia a secretária de Saúde Andréa Pinheiro Lima.
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“É importante ressaltar que a telemedicina do SUS no Município de Cubatão é uma iniciativa que permitirá o acesso a médicos especialistas com qualidade, rompendo a barreira geográfica”, afirma Estela Santana, superintendente de Atenção Primária à Saúde de Cubatão da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco, que administra a Atenção Primária.
O teleatendimento é o exercício profissional mediado por tecnologias para fins de assistência, pesquisa, prevenção de doenças e lesões e promoção de saúde. Durante muitos anos, discutiu-se a respeito da prática. O atendimento a distância ganhou força durante a pandemia da COVID-19 e a consequente necessidade de isolamento social. Por conta disso, esse modelo passou a ser liberado, em caráter excepcional, pelo Ministério da Saúde. Porém, desde novembro de 2022, o Senado Federal aprovou a regulamentação da teleconsulta para todos os profissionais da saúde.