Saúde

São Vicente aumenta multa para donos de terrenos com focos de dengue

Projeto de lei de autoria do Executivo foi aprovado pela Câmara Municipal e prevê multa de até R$ 20 mil

Da Reportagem

Publicado em 02/04/2024 às 15:30

Atualizado em 03/04/2024 às 09:05

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Principal objetivo é conseguir entrar em terrenos abandonados, com focos de dengue / Divulgação/PMSV

Continua depois da publicidade

As multas para proprietários de terrenos com focos de dengue pode chegar a até R$ 20 mil. Assim define a nova lei proposta pela Prefeitura de São Vicente para aumentar o poder de fiscalização dos agentes de combate à doença. A propositura, aprovada pela Câmara, foi sancionada na última quinta-feira (28).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O principal objetivo é conseguir entrar em terrenos abandonados, com focos de dengue, para impedir a proliferação e realizar as medidas de eliminação do mosquito aedes aegypti que transmite, também, zika, chikungunya e febre amarela.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Estado de São Paulo tem mais 4 mortes por dengue em 24 horas

• Santos investe em drones de alta performance para o combate a dengue

• Mais de 5 mil casos de dengue são registrados na Baixada Santista

"Aqui em São Vicente fizemos um trabalho preventivo forte com os nossos agentes, fazendo quatro ciclos, passando na casa das pessoas e, o que as nossas equipes compartilham comigo é que um dos principais desafios é conseguir acessar as residências, muitas vezes as pessoas não querem deixar que os agentes entrem. Em outros casos, tem muitos terrenos abandonados, onde existem focos e o agente não consegue entrar. Por isso, eu enviei à Câmara um projeto de lei que foi aprovado e, agora, estou aqui sancionando. Foi um trabalho integrado entre a Secretaria da Saúde, Secretaria de Licenciamentos e Secretaria de Meio Ambiente para que aumentássemos o poder de fiscalização e autorização da Prefeitura", explica o Prefeito de São Vicente, Kayo Amado.

Quais são os sintomas da dengue?

Continua depois da publicidade

A partir de agora, as sanções aos proprietários de terrenos abandonados serão maiores: "Se a gente pegar terreno abandonado, que tem foco de dengue, o proprietário será intimado. Se ele não responder a intimação, terá uma multa dez vezes maior, podendo chegar a até 20 mil reais. Dengue é coisa séria, é uma doença grave, que pode acessar as nossas famílias e é justamente por isso que todos nós precisamos cuidar. Se cada um tirar dez minutos por dia para olhar a sua própria residência, todo mundo ficará bem e esse mosquito não vai se criar aqui", ressalta Kayo Amado.

São Vicente irá distribuir sementes no combate a dengue em escolas

O prefeito ainda afirma que "o problema é que muita gente não faz a sua parte, muita gente abandona os terrenos e, nesses casos, a Prefeitura terá uma postura mais firme. Dengue é coisa séria, dengue mata e juntos podemos vencer essa luta".

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software