Saúde

São Vicente adere ao programa Mulheres de Peito e amplia acesso à mamografia

Mulheres com idades entre 50 e 69 anos poderão realizar o exame com solicitação da enfermeira da unidade

Publicado em 15/04/2014 às 12:55

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A Secretaria da Saúde de São Vicente aderiu ao Programa Mulheres de Peito, do Governo do Estado de São Paulo, para incentivar mulheres a realizar exames de mamografia e estimular o diagnóstico precoce do câncer de mama. O objetivo, além de suprir a demanda reprimida, é diminuir o tempo de espera para a realização da mamografia.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Mulheres entre 50 e 69 anos e que nasceram em anos pares, devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Estratégia de Saúde da Família (ESF). O pedido do exame é feito pela enfermeira responsável pela Unidade e agendado na Central de Marcação de Consultas (CEMAC) da Secretaria da Saúde. O exame deve ser realizado no mês de aniversário da paciente.

Quem nasceu em ano ímpar, pode fazer o pedido no próximo ano, também no mês de aniversário. Caso esteja há mais de dois anos sem realizar a mamografia, pode fazer a solicitação em 2014.

O objetivo é diminuir o tempo de espera para a realização da mamografia (Foto: Divulgação)

Continua depois da publicidade

Após o exame, caso seja detectada alguma alteração no resultado, a paciente será encaminhada para realizar exames complementares, acompanhamento ou tratamento, de acordo com cada caso.

A Secretaria da Saúde de São Vicente não registra demanda reprimida e todas as solicitações estão sendo realizadas no mês do aniversário. A mamografia também pode ser agendada pelo Call Center Mulheres de Peito, pelo número 0800 779 0000. Mesmo com o agendamento realizado por telefone, a paciente deve procurar a UBS ou ESF mais próxima de casa para pegar a solicitação do exame.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software