Continua depois da publicidade
Uma semana dedicada ao aprimoramento e troca de conhecimento de profissionais que atuam na rede municipal de saúde, incentivando o aleitamento materno. Este foi o objetivo da capacitação da (Iubaam) Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação, promovida nesta semana pela Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria de Saúde da Criança e do Adolescente.
O ciclo de palestras é acompanhado desde segunda-feira (1º), no auditório do Banco do Brasil (Centro Histórico), por 30 profissionais que atuam nas unidades básicas e de saúde da família nos grupos de aleitamento materno, com reuniões semanais de trinta minutos.
Nestes encontros, médicos, auxiliares, enfermeiros, agentes comunitários e dentistas somam esforços para informar as mães sobre a importância do aleitamento materno exclusivo até seis meses de idade, e como complementação até a criança chegar aos dois anos.
Os profissionais abordam a importância da amamentação para a qualidade de vida das crianças, devido à eficácia no combate à desnutrição, redução dos índices de mortalidade infantil e de doenças crônicas não transmissíveis na idade adulta.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade