As equipes farão as testagens em todos os 54 lares de idosos credenciados no Município / DIVULGAÇÃO/PMPG
Continua depois da publicidade
A Secretaria de Saúde de Santos começa, na tarde de segunda-feira (30), a coletar testes em idosos e funcionários de Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs), os chamados lares de idosos, para eventuais detecções da variante delta da covid-19 nesse público. As amostras serão encaminhadas ao laboratório itinerante do Instituto Butantan (Lab Móvel). Esse contêiner ficará, inicialmente, por uma semana, na Praça Mauá, no Centro.
A chefe do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Santos, Ana Paula Viveiros Valeiras, explica que na manhã de segunda-feira as equipes passarão pela capacitação para coletar as amostras e, já à tarde, será vistoriado o primeiro lar de idosos. No primeiro dia, devem ser coletados mais de 100 testes. No decorrer da semana, a perspectiva é de coleta de 50 testes diários. As equipes farão as testagens em todas as 54 ILPIs (lares de idosos) credenciadas no Município.
Continua depois da publicidade
O secretário de Saúde de Santos, Adriano Catapreta, comenta que "estamos vendo um pequeno aumento na contaminação desses pacientes, apesar das duas doses da vacina, e o Estado também já autorizou que seja feita a aplicação da terceira dose em pessoas acima dos 60 anos. Então queremos identificar os tipos de variantes presentes nesses locais, para podermos tomar as medidas necessárias".
O Município tem confirmado, até esta sexta-feira (27), quatro casos de variante delta da covid-19 entre residentes. O primeiro caso foi de uma mulher, que testou positivo para covid-19 em 11 de julho. Ela não precisou ser internada e já retornou ao trabalho. Na quinta-feira (28), foram confirmados mais três casos: de duas mulheres e um homem. A Secretaria de Saúde está fazendo o monitoramento dos contactantes (pessoas próximas, como da família e do trabalho) dessas três pessoas, que não estão internadas.
Continua depois da publicidade
LAB MÓVEL
O projeto do Instituto Butantan tem como objetivo reduzir o intervalo para entrega dos resultados dos testes de covid-19 e realizar o sequenciamento das variantes do vírus que circulam na região da Baixada Santista.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade