Saúde

Santos inicia testagem para covid em lares de idosos nesta segunda-feira

As amostras serão encaminhadas ao laboratório itinerante do Instituto Butantan (Lab Móvel), na Praça Mauá

Da Reportagem

Publicado em 27/08/2021 às 18:45

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

As equipes farão as testagens em todos os 54 lares de idosos credenciados no Município / DIVULGAÇÃO/PMPG

Continua depois da publicidade

A Secretaria de Saúde de Santos começa, na tarde de segunda-feira (30), a coletar testes em idosos e funcionários de Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs), os chamados lares de idosos, para eventuais detecções da variante delta da covid-19 nesse público. As amostras serão encaminhadas ao laboratório itinerante do Instituto Butantan (Lab Móvel). Esse contêiner ficará, inicialmente, por uma semana, na Praça Mauá, no Centro.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A chefe do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Santos, Ana Paula Viveiros Valeiras, explica que na manhã de segunda-feira as equipes passarão pela capacitação para coletar as amostras e, já à tarde, será vistoriado o primeiro lar de idosos. No primeiro dia, devem ser coletados mais de 100 testes. No decorrer da semana, a perspectiva é de coleta de 50 testes diários. As equipes farão as testagens em todas as 54 ILPIs (lares de idosos) credenciadas no Município.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• SP começa a vacinar idosos com 3ª dose a partir de 6 de setembro

• Projeto cria o Programa de Apadrinhamento Afetivo de Idosos

• Infectologista reforça importância da vacinação dos idosos

O secretário de Saúde de Santos, Adriano Catapreta, comenta que "estamos vendo um pequeno aumento na contaminação desses pacientes, apesar das duas doses da vacina, e o Estado também já autorizou que seja feita a aplicação da terceira dose em pessoas acima dos 60 anos. Então queremos identificar os tipos de variantes presentes nesses locais, para podermos tomar as medidas necessárias".

O Município tem confirmado, até esta sexta-feira (27), quatro casos de variante delta da covid-19 entre residentes. O primeiro caso foi de uma mulher, que testou positivo para covid-19 em 11 de julho. Ela não precisou ser internada e já retornou ao trabalho. Na quinta-feira (28), foram confirmados mais três casos: de duas mulheres e um homem. A Secretaria de Saúde está fazendo o monitoramento dos contactantes (pessoas próximas, como da família e do trabalho) dessas três pessoas, que não estão internadas.

Continua depois da publicidade

 

LAB MÓVEL

O projeto do Instituto Butantan tem como objetivo reduzir o intervalo para entrega dos resultados dos testes de covid-19 e realizar o sequenciamento das variantes do vírus que circulam na região da Baixada Santista.

Continua depois da publicidade

 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software