Continua depois da publicidade
A 7ª edição da Campanha de Detecção, Prevenção e Orientação contra a Hepatite C do Órgão Gestor de Mão de Obra do Porto de Santos (OGMO-Santos) terminou na última sexta-feira (11) após atender mais de 1.300 trabalhadores portuários avulsos (TPAs) e familiares. O percentual de trabalhadores que tiveram resultados positivos foi 0,7%, nível bem abaixo ao registrado na primeira edição da campanha, realizada em 2008, quando 7,2% dos testados apresentaram contato com o vírus da doença. A média nacional de incidência da Hepatite C é 2% da população.
Realizada em parceria com a ONG Grupo Esperança, que já dá suporte a mais de quatro mil portadores da Hepatite C, a Campanha aconteceu do dia 31 de março à 11 de abril, no Posto de Escalação 3.
Os TPAs passaram pela testagem rápida de triagem realizada no OGMO. Quem teve acusado o contato com o vírus foi encaminhado para a confirmação do diagnóstico e, caso necessário, tratamento especializado no Sistema Único de Saúde da região.
Hepatite C
Inflamação no fígado causada por vírus, a Hepatite C é considerada a mais grave entre os demais tipos da doença. A enfermidade pode se tornar crônica e, em alguns casos, leva ao desenvolvimento de cirrose hepática, câncer do fígado e até mesmo à morte. A Hepatite C é transmitida através de sangue contaminado por meio do compartilhamento de agulhas, seringas, lâminas de barbear e alicates de unha. A transmissão por relação sexual também é possível.
Continua depois da publicidade