Continua depois da publicidade
O Programa Municipal DST/AIDS e Hepatites da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande ganhará uma nova sede nos próximos meses. Os serviços ficarão sediados nos primeiro e segundo andares do prédio onde funciona o Centro de Atenção Psicossocial (Caps II), localizado na Rua Cidade de Santos, n° 89, no Bairro Boqueirão. As obras estão em ritmo acelerado e são desenvolvidas pela Divisão de Manutenção de Prédios e o Departamento de Manutenção da Sesap.
O projeto da nova sede do DST/AIDS e Hepatites foi formatado levando em conta padrões técnicos estipulados pelos órgãos reguladores da Saúde. A unidade passará a contar com instalações modernas que propiciam maior conforto para os pacientes e profissionais.
O titular da Sesap, Francisco Jaimez Gago, ressaltou que a Administração Municipal segue investindo maciçamente no setor. “A Saúde é uma das principais áreas de atuação da Cidade. Desta forma daremos um salto de qualidade e também do número total de atendimentos”.
Por contar com uma área mais ampla, o primeiro andar do prédio será destinado aos atendimentos do Programa. Todos os consultórios ficarão concentrados no espaço. Os pacientes terão importantes novidades que influenciarão positivamente na prestação de serviços do setor. Destaque para a implantação das salas de odontologia, ginecologia, vacina, coleta, medicação e área para repouso.
Continua depois da publicidade
A área administrativa ficará no segundo andar. O local terá ampla sala para reuniões dos profissionais da unidade, espaços específicos para coordenadoria e técnicos, além de banheiros e refeitório. Os arquivos dos pacientes também ficarão neste local.
A Divisão de Manutenção de Prédios e o Departamento de Manutenção da Sesap realizou em todos os ambientes a revisão elétrica e hidráulica, colocação de pisos e revestimentos e pintura geral. Um dos principais destaques é a climatização de todos os setores. O diferencial é o sistema de renovação do ar, que possui um duto de ventilação que percorre todo o primeiro andar.
Continua depois da publicidade
“Tudo que está sendo implantado na nova sede do DST/AIDS e Hepatites segue os parâmetros do Ministério da Saúde e do Estado. Também serão instalados lavatórios em todos os consultórios, obrigatório por lei”, afirmou a engenheira e chefe da Manutenção da Sesap, Normélia Carvalho Luz.
Ações - O Programa Municipal DST/AIDS e Hepatites desenvolve atividades contínuas de prevenção, orientação e informação sobre doenças sexualmente transmissíveis. As campanhas na Cidade atingem pessoas de todas as faixas etárias, desde os jovens até a melhor idade.
A equipe do DST/Aids tem como meta utilizar cada vez mais a informação para conscientizar a população. Além de disponibilizar preservativos para munícipes e turistas, as pessoas recebem também orientações através de panfletos educativos.
Continua depois da publicidade
O trabalho de orientação é feito nas Unidades de Saúde da Família (Usafas). Os agentes comunitários de saúde também fazem parte do público alvo. Os profissionais aprendem a identificar uma doença, reconhecendo sintomas durante as visitas domiciliares. Os casos suspeitos são encaminhados às Usafas e depois direcionados para tratamento.
Recomendação – Palestras sobre o tema e com foco voltado para a prevenção são realizadas em unidades de saúde, escolas, centros comunitários e até comércios. A principal recomendação da equipe do DST/Aids é para que todos que tenham uma vida sexual ativa usem o preservativo, mesmo nas relações sexuais estáveis.
Testes – O interessado em fazer o teste de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, deve se dirigir ao 3ºandar do Centro de Especialidades Médicas, Ambulatorial e Social (Cemas), com RG e cartão SUS, de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas. Não é necessário agendamento, nem estar em jejum. Informações pelo telefone: 3496-5238.
Continua depois da publicidade