Saúde

Profissionais do Irmã Dulce e UPA serão vacinados contra gripe

A meta total da campanha estipulada pelo Ministério da Saúde é vacinar 80% do público alvo. Em Praia Grande, dados da Sesap apontam que mais de 50 mil pessoas fazem parte dos grupos

Publicado em 08/05/2014 às 13:27

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Funcionários do Hospital Municipal Irmã Dulce, Pronto-socorro Central e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Charles Antunes Bechara serão imunizados contra a gripe na próxima semana. A ação, coordenada pelos setores de Segurança no Trabalho e Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do complexo de saúde, integra a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe do Ministério da Saúde, que segue até a próxima sexta-feira (9) para o grupo prioritário: idosos (pessoas com mais de 60 anos de idade), gestantes, mulheres em período pós-parto, crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade e trabalhadores da área da saúde. A vacinação contempla ainda portadores de doenças crônicas e populações indígenas. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesap), responsável pela campanha no Município, enviou mil doses ao complexo para vacinação de funcionários diretos, das áreas assistenciais e administrativas, e também de trabalhadores de empresas terceirizadas que atuam nas três unidades.

Proteção

Segundo a chefe da Seção de Imunização da Sesap, Denise Ribeiro Rodrigues Gatto, a vacinação é importante não apenas para proteger contra a gripe. “A vacina protege contra a gripe e contra suas complicações, como a pneumonia que, muitas vezes, ocasiona a internação do paciente, e pode até ser fatal”, declarou, conforme divulgação pela Prefeitura de Praia Grande.

Continua depois da publicidade

A meta total da campanha estipulada pelo Ministério da Saúde é vacinar 80% do público alvo. Em Praia Grande, dados da Sesap apontam que mais de 50 mil pessoas fazem parte dos grupos que deverão ser vacinados.

A Secretaria Municipal de Saúde responsável pela campanha no Município, enviou mil doses ao complexo para vacinação (Foto: Maitê Morelatto)

No Brasil, a vacina está disponível para 49,6 milhões de pessoas que fazem parte do público prioritário, que é vulnerável a desenvolver a forma mais grave da doença. Para a realização da campanha, o Ministério da Saúde distribuiu 53,5 milhões de doses, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado.

Continua depois da publicidade

Segura, a vacina contra gripe evita o agravamento da doença, internações e óbitos por influenza. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. As informações são do Ministério da Saúde.

Transmissão 

A transmissão dos vírus influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Ocorre ainda por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples para evitar a doença. Algumas medidas preventivas são lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Continua depois da publicidade

Vale lembrar que ao apresentar sintomas da gripe - especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações, mesmo que vacinados – a pessoa deve procurar atendimento médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, podendo haver dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software