Continua depois da publicidade
A Prefeitura de Cubatão está convocando todos os profissionais da área da Saúde para atendimentos aos moradores desabrigados por conta das fortes chuvas que atingiram a cidade nesta sexta-feira (22) e nesta madrugada. Médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, psicólogos e demais especialistas podem se apresentar na Secretaria de Saúde (Av. Martins Fontes, 80).
A presença desses profissionais é necessária para atendimento às pessoas abrigadas no Centro Esportivo Castelão e no Pronto Socorro Central, uma vez que o número de atendimentos no local subiu consideravelmente esta manhã, por conta dos cidadãos atingidos pelas chuvas. Grande parte dos pacientes busca remédios controlados porque perderam os medicamentos na enchente.
Continua depois da publicidade
Pelo menos 239 pessoas continuam abrigadas no Centro Esportivo Castelão, grande parte de moradores da Água Fria, bairro que ficou completamente inundado. De acordo com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), a água atingiu o nível de até três metros no bairro, que é recortado pelo Rio Pilões.
Cuidados com as enchentes
Continua depois da publicidade
A Secretaria de Saúde alerta as pessoas que moram em áreas alagadas para que tomem cuidado ao circular por áreas onde a água ainda não baixou. As orienação são para prevenção à leptospirose (transmitida pela urina do rato) e ourtras doenças como as dermatites. De acordo com o Serviço de Zoonoses o ideal é utilizar botas de borracha e luvas para ingressar em áreas de inundação. Os alimentos e medicamentos que foram contaminados pela água da chuva devem ser descartados.
Utensílios domésticos como talheres, panelas, pratos, que foram molhados pela água da inundação necessitam ser lavados com água sanitária antes de retornarem ao uso, assim como o chão, paredes e móveis. Se o morador teve contato do corpo com a água, o ideal é tomar banho com água limpa, sabão ou sabonete antisséptico. Os sintomas da leptospirose são muito parecidos com os de uma gripe forte. Se dentro de uma semana a 10 dias os sinais persistirem, o ideal é procurar atendimento médico.
Estado de emergência
Continua depois da publicidade
A prefeita Marcia Rosa decretou estado de emergência na cidade de Cubatão hoje de manhã por conta das fortes chuvas desta sexta-feira (22) que invadiram a madrugada de sábado. A medida serve para proteger a vida dos cidadãos, bem como remoção dos moradores residentes nos bairros atingidos e em áreas de risco, para um local seguro. O decreto permite, ainda, compras emergenciais com menos burocracia e busca de recursos junto aos governos estadual e federal.
Até o momento a Comdec registrou 13 deslizamentos de terra em diferentes locais da cidade (Cota 95, Cota 200, Caminho dos Pilões e Morro do Índio), além de pontos de alagamento por toda a área urbana. A situação foi mais crítica na Água Fria.
A pista de subida da Rodovia dos Imigrantes permanece totalmente interditada por conta de uma queda de barreira no km 52, em Cubatão. Uma vítima fatal foi confirmada no local, de acordo com informações da Ecovias, empresa que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes. Também houve quatro deslizamentos de terra na Via Anchieta. Nos kms 46, 49 e 51 da Via Anchieta, pista de subida, e outro no km 51 da Anchieta Sul (pista de descida). As pistas seguem com lentidão e congestionamento em alguns pontos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade