No total, 436 vacinas foram aplicadas no primeiro dia / Divulgação
Continua depois da publicidade
Ao todo, 397 pessoas puderam afirmar, neste sábado (30), que as ‘definições de carteira de vacinação foram atualizadas’. Este foi o público que procurou alguma das oito policlínicas de Santos que participaram do início da Campanha Multivacinação para tomar doses de vacina que estavam em atraso — em especial, crianças e adolescentes até 15 anos.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
No total, 436 vacinas foram aplicadas no primeiro dia — sendo 341 imunizantes do calendário nacional de vacinação que estavam em atraso na carteirinha e 95 doses da campanha contra a covid-19. A campanha segue até o dia 14 de novembro. Rael Monteiro, de dois anos, foi um dos que estiveram na Policlínica do Campo Grande, acompanhado da mãe, Isabela Monteiro: "Eu trabalho durante a semana e fica muito corrido, então decidi trazê-lo hoje para completar a carteirinha dele. Facilita nossa vida".
As vacinas disponíveis previnem mais de 20 doenças. Mas não foram apenas os menores de idade que puderam participar — adultos e idosos também foram colocar a vacinação em dia. Foi o caso de Neusa Galante Valência, na mesma unidade. "Eu estava fazendo quimioterapia, por isso não pude vir antes. Quando eu soube que teria a vacinação aqui, aproveitei para tomar a quarta da covid".
Continua depois da publicidade
VULNERÁVEIS
"A cada 10 pessoas de zero a 15 anos em Santos, duas estão com a carteira de vacinação em atraso, deixando-as vulneráveis a diversas doenças. A vacinação é a forma mais eficaz de evitá-las, além de ser muito segura", comentou o secretário municipal de Saúde, Adriano Catapreta. "No próximo sábado (7), estaremos com todas as policlínicas e o ginásio do Santos Futebol Clube abertos para uma grande festa da vacinação, o Dia D da Multivacinação".
Neste sábado, ficaram abertas as unidades Piratininga (Praça João de Moraes Chaves s/nº), Rádio Clube (Avenida Hugo Maia s/nº) e São Jorge/Caneleira (Rua Francisco Ferreira Canto, 351), na Zona Noroeste; Caruara (Rua Andrade Soares s/nº), na Área Continental; Campo Grande (Rua Carvalho de Mendonça, 607), na Orla; Vila Mathias (Rua Xavier Pinheiro, 284), na região Central; Marapé (Rua São Judas Tadeu, 115) e Santa Maria (Rua 10 s/nº), nos Morros.
Continua depois da publicidade
As unidades Caruara, Marapé, Piratininga, Rádio Clube e Vila Mathias oferecem as doses das vacinas Pfizer Baby e Pfizer Pediátrica contra a covid-19, aplicadas em crianças de 6 meses a menores de 12 anos.
DÚVIDAS
De segunda a sexta, a campanha Multivacinação ocorre em todas as unidades, das 8h às 16h. Quem tem dúvidas sobre a situação vacinal deve procurar qualquer policlínica para esclarecimento e realizar a aplicação de alguma eventual dose em atraso. O calendário nacional de vacinação está disponível para consulta no site do Ministério da Saúde.
Continua depois da publicidade