Continua depois da publicidade
Destinada principalmente para as mulheres acima de 60 anos, a Prefeitura de Guarujá promove a Campanha da Osteoporose, que oferece atendimento gratuito de combate à doença. A assistência é prestada na Unidade de Saúde da Família (Usafa) Jardim dos Pássaros (Rua Rouxinol, 25). O horário varia de acordo com o dia da semana.
O objetivo da campanha é atingir o maior número de idosos para a prevenção da doença, que tem causado complicações de saúde em diversas pessoas. Os munícipes comparecem à unidade de saúde e realizam o exame preventivo, gratuitamente. O resultado do teste é divulgado logo em seguida. Caso seja positivo, a equipe médica do laboratório encaminha os pacientes para consultórios especializados e disponibiliza a medicação necessária.
Continua depois da publicidade
Segundo o coordenador da Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde, Gilson Lafayette, a osteoporose é uma doença que necessita de atenção. “A osteoporose é considerada uma das doenças mais perigosas na velhice, por não apresentar sintomas primários. Quando o usuário sente dores ou desconforto, muitas vezes já está exposto a graves fraturas ósseas”.
Além disso, as outras Usafas e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também estarão, em horário normal, prestando informações à população e fazendo o encaminhamento devido das pacientes à Usafa Jardim dos Pássaros.
Continua depois da publicidade
O horário de atendimento na segunda-feira (22) é das 13 às 17 horas. Já de terça até quinta-feira, os pacientes podem realizar o exame das 8 às 12 horas, e também das 13 às 17 horas. No último dia da campanha, os munícipes têm acesso ao serviço somente das 8 às 12 horas.
Osteoporose – É uma doença provocada pela perda de massa óssea. Durante o envelhecimento, torna os ossos mais frágeis, que ficam expostos às fraturas. Hoje, segundo Lafayette, uma em cada três mulheres (pós-menopausa) tem osteoporose. “Elas estão mais sujeitas porque possuem ossos mais leves e ainda pela menopausa. Já no universo masculino, um para cada oito homens sofrem da doença. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a osteoporose atinge 10 milhões de pessoas no País.
Continua depois da publicidade