Continua depois da publicidade
Ao descobrir uma gravidez, muitas mulheres decidem parar de praticar exercícios físicos, mas, assim como durante toda a vida, a prática esportiva é muito importante neste período, para a mamãe e para o bebê. Porém, a modalidade deve ser escolhida com cuidado, evitando grandes impactos, por isso uma escolha saudável é o pilates.
Sempre com autorização e acompanhamento médico, a prática do pilates ajuda a fortalecer a musculatura, abertura do eixo do quadril e fortalecimento da região pélvica, essenciais para a hora do parto. A prática também trabalha as pernas, evitando o inchaço, além de aumentar o metabolismo da mãe, gerando mais nutrientes para o bebê.
A especialista e proprietária do estúdio de pilates Santo Corpo, Priscila Guimarães, explica que a aula de pilates para grávidas é feita de uma maneira totalmente diferente dos demais alunos.
Continua depois da publicidade
“No caso das gestantes, o objetivo é trabalhar a postura para fortalecer a coluna e assim minimizar as dores lombares. Ensinamos a grávida a descarregar o peso extra nas pernas e não na coluna. Outro ponto relevante é a respiração, as aulas mostram como é importante respirar de modo correto, quanto melhor e mais correta for a respiração maior será a oxigenação para o bebê”, explicou.
Segundo Priscila, o pilates também pode ser praticado no pós-parto, já que os exercícios serão elaborados para preparar a nova mamãe para o dia a dia, como poder suportar o peso do bebê no colo sem sofrer com dores na coluna.
Continua depois da publicidade