Saúde

População aproveita o DIA D de vacinação contra a gripe para se imunizar

Em Santos, a meta é vacinar 87.846 pessoas, o que corresponde a 80% da população-alvo definida pelo Ministério da Saúde

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 20/04/2013 às 14:57

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Os munícipes aderiram à proposta do DIA D – Dia Nacional de Mobilização da Campanha de Vacinação Contra a Influenza 2013, que aconteceu neste sábado, dia 20. O movimento foi intenso nos 45 postos disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde de Santos que funcionou até às 17 horas, por todos os bairros. Na Cidade, a meta é vacinar 87.846 pessoas, o que corresponde a 80% da população-alvo definida pelo Ministério da Saúde.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O morador do Gonzaga, Clausio Ballei, 73 anos, aproveitou o posto montado na Praça das Bandeiras para se imunizar nesta manhã. “Já sofri muito com complicações por causa da gripe. Agora tomo a vacina todos os anos”. Elizabeth Marcondes Rodrigues, 64, e o marido Wilson, 61, também aproveitaram a chance. “Antes eu tinha medo, mas agora sei que a vacina é uma coisa realmente importante para a saúde”, garante ela.

A vacina protege pelo período de um ano, contra três vírus: Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B. Elas são constituídas de vírus inativados, ou seja, mortos, e que não causam a doença. Vale lembrar que, de acordo com dados do GVE – Grupo de Vigilância Epidemiológica, ligado ao Governo do Estado, estudos apontam que a vacina reduz em até 70% casos de gripe que evoluem para pneumonia e ainda casos cujas complicações necessitam de internação hospitalar.

O movimento é intenso nos 45 postos disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde (Foto: Divulgação)

Continua depois da publicidade

Quem deve se vacinar?

A relação com os 40 postos fixos e os cinco volantes que fazem o atendimento na Área Continental está publicada nos atos oficias da edição deste sábado do Diário Oficial de Santos. De acordo com o Ministério, devem se vacinar idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses e menores de 2 anos de idade, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, trabalhadores da área da Saúde, doentes crônicos (mediante prescrição médica), indígenas e população prisional.

Até dia 26

Quem não puder comparecer neste sábado, deve procurar a unidade básica ou de saúde da família mais próxima de sua casa durante a semana, até sexta, dia 26, sempre das 9h às 16h. Não devem tomar a vacina pessoas com histórico de reação anafilática, reações a doses anteriores ou alergias a ovo de galinha e seus derivados, bem como alergia a qualquer um dos componentes da vacina. A mesma deve ser adiada quando o paciente apresentar febre.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software