Continua depois da publicidade
A Policlínica do Gonzaga realizou ontem (21) ação de busca ativa para a realização de mamografias em mulheres atendidas na unidade. A ação aconteceu em parceria com alunos do curso de Enfermagem da Unisantos, como mais uma atividade do movimento Outubro Rosa, que alerta sobre a importância do exame para prevenção ao câncer de mama.
Este ano, a Secretaria de Saúde disponibilizou 2.500 exames para mulheres acima dos 40 anos. A busca ativa acontece em todas as unidades da rede de saúde. Não é necessário passar por consulta com médico, já que o pedido da mamografia é feito por uma enfermeira.
"Além de orientar sobre a prevenção ao câncer de mama, alertamos sobre a importância da realização do papanicolau, exame que detecta o câncer de colo do útero", explica a enfermeira Lia Keiko Watanabe, da Unisantos.
Continua depois da publicidade
A aposentada Isabel Maria Guerino, 82 anos, elogiou a campanha. "Muita gente não sabe que esse serviço pode ser feito na unidade. É importante prevenir". A filha, Maria Rodrigues, 40 anos, disse que a iniciativa é bem-vinda. "Mas é preciso que as mulheres se conscientizem e façam o exame".