Saúde

Peruíbe fará campanha de vacinação contra a gripe

A meta é vacinar 80% da população considerada de risco. A imunização será realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSSs) até o dia 9 de maio

Publicado em 16/04/2014 às 12:22

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Começa na próxima terça-feira (22 de abril) a Campanha de Vacinação contra a Gripe em Peruíbe. A imunização será realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSSs) até o dia 9 de maio.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A vacina é destinada para crianças de seis meses a cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, e puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. Além desta parcela da população, portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, também devem se vacinar.

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é imunizar 80% do público-alvo da campanha, que reúne um total de 19.550 pessoas. Para isso, basta procurar uma unidade de saúde mais próxima da casa, das 8 às 16h. No sábado (26), dia “D”, o horário de vacinação será das 8 às 17h

Começa na próxima terça-feira (22 de abril) a Campanha de Vacinação contra a Gripe em Peruíbe (Foto: Agência Brasil)

Continua depois da publicidade

Prevenção

Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação contra a gripe é uma maneira eficaz de prevenção, porém mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe - especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações - devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração (enfraquecimento extremo).

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). A adoção de cuidados simples como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal, são maneiras de prevenir a doença.

Continua depois da publicidade

Confira as Unidades de Saúde que aplicarão a vacina:

·         CASA DA MULHER
Rua Rosa Gatti Fortuna nº 50 – Centro
F: 3451-3044

·         UBS CARAGUAVA
Rua Santo Anastácio S/N
F: 3453-5416

Continua depois da publicidade

·         UBS PARQUE DO TREVO
Estrada Armando Cunha S/N
F: 3456-1601

·         UBS JARDIM RIBAMAR
Av. Luciano de Bona S/N
F: 3453-1010

·         UBS JARDIM VENEZA
Rua Ranulfo Oliveira Lacerda S/N
F: 3455-5485

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software