Continua depois da publicidade
As varizes é um problema muito comum que atinge até 70% das pessoas com até 70 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O principal desencadeador é a predisposição familiar, ou seja, a doença é passada de geração em geração.
As mulheres são as maiores vítimas isso porque os hormônios femininos diminuem a força das paredes das veias, deixando os vasos mais fracos. Durante a gravidez, as chances também crescem e aumentam a cada nova gestação.
As varizes começam surgir na puberdade quando as mulheres recebem uma carga maior de hormônios. Mas com o avanço da idade, o colágeno das veias tende a diminuir e por isso as varizes dilatam facilmente.
Segundo o Dr. Fernando Bacalhau (CRM-SP: 116.809), cirurgião vascular com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) e membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (SBLMC), obesidade, sedentarismo e hábitos incorretos podem agravar ainda mais as varizes. “Pessoas que passam muito tempo em pé ou sentado, cigarro, idade são outros fatores que podem contribuir para a dilatação das veias”, afirma.
Continua depois da publicidade
As varizes acometem os membros inferiores (pés, pernas e coxas) e, dependendo do grau de comprometimento da parede das veias, podem ser de pequeno, médio e/ou de grande calibres.
“A melhor maneira de prevenir as varizes é adotar um estilo de vida saudável. Manter uma alimentação balanceada é essencial para evitar a síndrome do intestino preguiçoso – a pessoa passa a fazer força para evacuar o que acaba pressionando as veias nas pernas, aumentando as chances das varizes aparecerem”, ressalta o Dr. Fernando Bacalhau.
Continua depois da publicidade
Livre-se desse mal
Para afastar os problemas com varizes e vasinhos, o cirurgião vascular revela quais são os hábitos que podem prevenir o surgimento das varizes, veja quais são:
1) Faça caminhadas
Continua depois da publicidade
Caminhar é muito benéfico para quem sofre de varizes. Suba escadas, ande pelo escritório e em casa. Evite ficar muito tempo sentado ou em pé para evitar dor e inchaço.
2)De pernas para o ar
Depois de um dia todo andando pra lá e pra cá, relaxe as pernas! Adquira aquele velho hábito de elevar as pernas por um período de 20 a 30 minutos. Dessa forma, o sangue pode fluir com mais facilidades para os membros.
Continua depois da publicidade
3) Mantenha o peso
Uma alimentação saudável não altera os ponteiros da balança e ainda ajuda amenizar os sintomas como inchaço das pernas.
4)Cuidado com o salto alto
Continua depois da publicidade
Por causa do salto alto, o sangue pode ficar preso na região da panturrilha pela dificuldade que a posição da “batata” da perna permanece. No entanto, o pé reto também exige mais esforço dos músculos para bombearem o sangue de volta ao coração. A dica é usar saltinho pequeno, com um ou dois centímetros, para que a perna fique em posição confortável.
5) Pegue leve na academia
Levantar muito peso durante os exercícios feitos em academia pode prejudicar o funcionamento da válvula que controla o sangue nos vasos. A consequência pode ser varizes.
Continua depois da publicidade
6) Mude de posição
Não permaneça o dia inteiro na mesma posição. Caso trabalhe somente em uma posição, faça um intervalo e levante e ande, isso irá ajudar a liberar e estimular a circulação sanguínea.
7) Anticoncepcional
Continua depois da publicidade
Se você já tem problemas com as varizes, antes de começar um tratamento com pílula anticoncepcional, consulte um médico e peça maiores explicações.
8) Não fume
O cigarro é prejudicial a sua saúde e combinado com outros hábitos não saudáveis podem ocasionar as varizes.
Continua depois da publicidade