Obras do 1º Complexo Materno Infantil de São Vicente estão 35% concluídas / Nair Bueno/Diário do Litoral
Continua depois da publicidade
Mais uma grande obra está em andamento em São Vicente. Essa, aliás, vem para sanar um problema crônico na cidade: o de não conseguir atender devidamente as suas gestantes, que acabam procurando outros municípios para realizar seu pré-natal, parto e tudo mais. Porém, com 35% das obras concluídas, o 1º Complexo Materno Infantil entregará o que há de mais moderno na medicina, para que as mamães vicentinas tenham a sua dignidade garantida.
O município não está gastando nenhum centavo na grandiosa obra. A Fundação Lusíada, através de uma iniciativa em parceria junto à prefeitura e um processo de licitação, comprou o terreno e será a responsável por toda a obra e entrega do equipamento, além de administrá-lo.
Continua depois da publicidade
"Quando vendemos o terreno para a Fundação Lusíada muitas pessoas não entenderam, mas fizemos a coisa planejada. Com esse dinheiro fizemos outros investimentos e aqui organizamos o processo de nascer em São Vicente, dando dignidade para a mamãe e para o bebê", comemora o prefeito da cidade, Kayo Amado.
Amado, aliás, enaltece a estrutura do novo complexo e afirma que uma cidade com mais de 330 mil habitantes não poderia sofrer com um momento tão lindo da vida, que é o nascimento.
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
"São cinco andares com tudo de ponta e uma construção de sete mil metros quadrados. É sair do 8 para o 80, deixando o puxadinho para partos que temos na cidade no passado e oferecendo uma estrutura adequada, cumprindo exigências dos governos estadual e federal, que passarão a nos ajudar no custeio disso tudo, coisa que não acontece hoje justamente por ainda não termos essa configuração", explica.
Ao todo, o prédio terá 7.700 m² de área construída, mais de 90 leitos, maternidade, salas de parto, UTI neonatal, internação pediátrica, três salas de cirurgia, consultórios para atendimento psicológico, brinquedoteca, solarium, jardins e estacionamento.
Continua depois da publicidade
A estimativa é de que a unidade será entregue até o final de 2024.
Mauro Cesar Dinato, presidente da Fundação Lusíada, esteve na obra e explicou como a entidade vai explorar a unidade.
"Os prédios que construímos damos em comodato com as prefeituras por 30 anos. Somos uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos, focados na parte social e de ensino. O que for ligado ao ensino, nós que forneceremos a mão de obra, como corpo médico, enfermeiros, estagiários etc. A prefeitura vai complementar este quadro", comenta Dinato.
Continua depois da publicidade
Michelle Santos, secretária de saúde da cidade, detalha como o Complexo Materno Infantil foi pensado, e explica quais atendimentos ocorrerão no local.
"Buscamos todas as legislações da Rede Cegonha, Vigilância Sanitária e Ministério da Saúde. A cidade cresceu e a maternidade, que hoje fica dentro do Hospital São José, não comporta mais essa demanda. Aqui, além da maternidade, teremos também internação pediátrica, UTI Neonatal, centros ciruúrgicos etc. São 350 partos por mês em São Vicente e queremos dar dignidade e fidelizar essas mamães", enfatiza.
Parto normal
Continua depois da publicidade
Michelle diz que haverá no lugar, ainda, o incentivo ao parto normal, na tentativa de que as pacientes aptas não precisem passar por processo cirúrgico.
"Em um processo humanizado, seguindo todas as diretrizes médicas e respeitando a decisão final da gestante, vamos oferecer um espaço onde elas serão incentivadas ao parto normal, através de exercícios e um local para ambulação (caminhada). O que entregaremos à população aqui é o que há de mais moderno, resgatando a credibilidade da saúde vicentina", finaliza.
Engenheiro
Continua depois da publicidade
A empresa responsável pela obra é a H.M.O. Engenharia. E o profissional líder da construção, Hamilton Machado de Oliveira, comentou sobre o carinho que tem com a Fundação Lusíada e o orgulho em saber que está ajudando a sociedade, de alguma forma.
"O lucro não pode ser o único foco. Construir um complexo dessa magnitude sabendo que centenas de pessoas se beneficiarão com ela nos preenche de orgulho e alegria. Gerenciar cada etapa dessa obra é uma responsabilidade muito grande e também uma satisfação social. Acho que ajudar outras pessoas é o caminho, e é isso que todos nós estamos fazendo aqui", celebra.
Programa Nova Saúde São Vicente
Continua depois da publicidade
A construção do novo Complexo Materno Infantil simboliza mais um avanço do Programa Nova Saúde São Vicente, que visa reestruturar o atendimento público da saúde municipal.
Lançada em 2021, a iniciativa concretizou a entrega do Hospital do Vicentino, em junho do ano passado. No início deste ano, o prédio anexo ao HDV foi inaugurado para integrar os atendimentos, formando, então, o 'Quarteirão da Saúde'.
Além disso, a Prefeitura deu início ao funcionamento do Pronto-Socorro do Rio Branco, que pela primeira vez na história levou atendimento de pediatria e traumatologia 24h à Área Continental, inaugurou o Complexo de Especialidades Médicas (Cemesv), deu início às obras do novo Complexo Materno Infantil, além de ter promovido melhorias em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS's) e Estratégias de Saúde da Família (ESF's).
Continua depois da publicidade