Continua depois da publicidade
“É uma picadinha de nada”. Quem nunca ouviu essa frase na hora do medo da agulha? Mais cinco ou dez minutos e pronto: 450 mililitros de sangue que podem salvar até três vidas. Hoje, no Dia Mundial da Doação de Sangue, o apelo não é só para que as pessoas doem, mas que se conscientizem e se tornem doadores periódicos.
No Brasil, apenas 300 mil pessoas doam sangue mensalmente, o que corresponde a 1,8% da população, segundo o Ministério da Saúde. Índice muito abaixo da necessidade dos bancos de sangue em todo o País. Segundo gerente da Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan), o hematologista Toebaldo Carvalho conta que em países como Europa ou Estados Unidos o percentual de doadores por mês chega a 4%.
A Colsan atua em mais de 50 municípios e é responsável pelo fornecimento de hemocomponentes para mais de 100 hospitais. De acordo com Carvalho, cada unidade na entidade tem a capacidade de receber até 2,5 mil doadores por mês, “mas atualmente recebemos apenas 1,5 mil”.
O gerente da Colsan faz o apelo: “nossa expectativa não é que amanhã (hoje) a gente registre um grande número de doadores por conta do Dia Mundial da Doação de Sangue, mas que essas pessoas venham, doem, e daqui a alguns meses voltem de novo para doar mais”.
Em Santos, o Hospital Ana Costa também abriga banco de sangue com estoque bem abaixo do necessário para atender pacientes que recorrem à instituição.
Segundo a supervisora do banco de sangue do hospital, a biomédica Nara Simone Ferreira de Jesus, semanalmente a instituição recebe 15 doadores. “Há cerca de dois meses, nós recebíamos o dobro, 30 doadores por semana”. Ela ressalta que se 4% da população doasse sangue, os hemocentros manteriam seus estoques sempre em níveis adequados.
A biomédica destaca que apenas uma bolsa de sangue pode chegar a salvar até três vidas. Quando colhido, o sangue é fracionado, separando três componentes diferentes: hemácias, plaquetas e plasma. Por isso, mais de uma pessoa pode ser beneficiada com cada bolsa coletada.
Para colaborar com o estoque do Hospital Ana Costa, o doador deve comparecer ao 8º andar do Centro de Diagnóstico, na Rua Amazonas, 143. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8 às 14 horas. O telefone para informações é (13) 3226-9252.
Além do atendimento semanal, o Banco de Sangue do Hospital Ana Costa agora também atende aos sábados, das 8 às 11 horas, exclusivamente para os doadores que comparecerem em grupos, sempre mediante agendamento prévio.
Hemonúcleo de Santos
Na comemoração do Dia Mundial do Doador de Sangue, data instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 2004, o Hemonúcleo de Santos também espera por um movimento maior de doadores.
Os interessados em doar sangue devem procurar o Hemonúcleo de Santos, que fica na Rua Oswaldo Cruz, 197, no Boqueirão. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. Para mais informações, o doador pode entrar em contato com o serviço, pelo telefone (13) 3233-4265.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade