SAÚDE

Novembro Azul: exercícios físicos regulares aumentam chance de recuperação do câncer

Uma pessoa morre por causa da doença a cada 40 minutos

Da Reportagem

Publicado em 29/11/2022 às 18:40

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Exercício físico pode ajudar no processo de recuperação / Divulgação/ PMS

Continua depois da publicidade

Os números precisam ser noticiados para chamar a atenção dos homens para prevenção. Dados do Instituto do Câncer, o INCA, apontam um diagnóstico de câncer de próstata a cada sete minutos. Além disso, uma pessoa morre por causa da doença a cada 40 minutos. Para evitar mortes, o homem precisa buscar o especialista com regularidade e fazer os exames necessários como o do toque e o de sangue. Outro fator que pode fazer a diferença na remissão, ou seja, no processo de cura do câncer de próstata é o exercício físico regular.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Câncer de próstata tem novo tratamento com radioterapia reduzida

• Preconceito e desinformação aumentam mortes por câncer de próstata

• Congelamento de espermatozoides pode preservar a fertilidade após diagnóstico de câncer de próstata

É o que diz o médico do esporte, Tarcísio Passos: “É essencial porque gera melhora da oxigenação, evita criação de processos inflamatórios, evita sedentarismo, ou seja, tudo que pode aumentar a chance de cânceres como o de próstata. Não há indícios de que fazer exercício físico vai prevenir diretamente o câncer de próstata, mas a atividade regular gera todos esses benefícios que agem diretamente na melhora da remissão da doença”.

A CADA 40 MINUTOS.
Além de altos números de diagnósticos e mortes por câncer de próstata, outros dados do INCA apontam que 25% dos doentes morrem por causa da doença; 20% dos pacientes são diagnosticados em estágios avançados, ou seja, a prevenção e a regularidade de ir ao médico são essenciais.

Continua depois da publicidade

Outros dados ainda apontam que, no Brasil, há uma incidência de cera de 53 casos para cada 100 mil habitantes, foram 65.840 novos diagnósticos no triênio de 2020-22. O médico do esporte é enfático: “O homem precisa procurar o urologista com regularidade, fazer a prevenção, deixar o preconceito de lado e lembrar que o principal câncer desenvolvido pelo homem é o de próstata; então, quanto mais cedo diagnosticar, maior a chance de cura”.

Tarcísio Passos é médico formado pela Universidade Metropolitana de Santos em 2014 com pós-graduação em medicina do trabalho e pós-graduação em Medicina do Exercício e Esporte BWS. Já Cristian Abreu é formado em Educação pela Universidade Federal de São Paulo, com pós graduação em Saúde Pública, proprietário do Cristian Abreu Personal Studio.

O Cristian Abreu Studio está localizado em Santos e tem treinamento personalizado para os alunos e conta com estrutura equipada de musculação e outras atividades. Todos passam por avaliação física antes das aulas. O studio também oferece pilates e personal fight, além de ter a disposição o médico do esporte.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software