Continua depois da publicidade
Dia 29 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Coração. E o estudo Os Efeitos Protetores da Cerveja no Sistema Cardiovascular foi o responsável por desmistificar o mito da cerveja e comprovou que o consumo moderado traz muitos benefícios à saúde cardiovascular.
Um dos principais pontos do estudo mostra que o consumo moderado de cerveja é capaz de reduzir a cicatriz no coração provocada por um infarto agudo do miocárdio. De acordo com a investigação, a bebida favorece a reparação das fibroses em corações lesionados, resultando não só em um menor tamanho da cicatriz, mas em uma melhora geral no funcionamento cardíaco.
Além disso, a pesquisa levou à conclusão de que, após o consumo moderado de cerveja, houve uma melhora na quantidade e na qualidade das partículas de HDL (colesterol bom), diminuindo assim os efeitos oxidantes sem que exista alteração de massa corporal.
O estudo foi apresentado no Brasil pela Dra. Lina Badimón, médica espanhola e Diretora do Centro de Pesquisa Cardiovascular de Barcelona, responsável pela pesquisa, teve o aval de grandes de profissionais da saúde do Brasil, como o Dr. Nabil Ghorayeb, especialista em Cardiologia e Medicina do Esporte e coordenador geral do Sport Check-up HCor e a nutricionista Rosana Perim, Gerente de Nutrição do HCor.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade