SAÚDE PÚBLICA

Ministério da Saúde incorpora novos medicamentos ao Farmácia Popular

Haverá 5 novos medicamentos para tratamento de doenças cardiovasculares e diabetes; há uma década não havia inclusões no programa

Da Reportagem

Publicado em 05/10/2022 às 18:12

Atualizado em 05/10/2022 às 18:18

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Medicamentos / Thiago Neme/Gazeta de S. Paulo

Continua depois da publicidade

O Ministério da Saúde anunciou que vai incorporar novos medicamentos no Farmácia Popular, medida que não ocorria há pelo menos uma década. A ação inclui cinco novos medicamentos para tratamento de doenças cardiovasculares e diabetes. A previsão é que os remédios estejam disponíveis para a população até o final de outubro.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Quatro medicamentos, usados no controle da hipertensão arterial, serão oferecidos gratuitamente: Besilato de Anlodipino 5 mg, Succinato de Metoprolol 25 mg, Espironolactona 25 mg e Furosemida 40 mg. Já o Dapagliflozina 10 mg é usado para o controle da diabetes mellitus tipo 2 associada a doença cardiovascular e será oferecido em modalidade copagamento.

Continua depois da publicidade

A pasta estima que 2,7 milhões de pessoas sejam beneficiadas pela medida, anunciada no Dia Mundial do Coração.

Farmácia Popular

Continua depois da publicidade

O Famácia Popular é um dos principais programas para distribuição de medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e atende mais de 20 milhões de brasileiros.

Atualmente, o programa conta com mais de 30 mil farmácias credenciadas, distribuídas em 4.397 municípios. Entre 2018 e 2021, a quantidade de medicamentos distribuídos aumentou de 13,8 bilhões para 14,3 bilhões de unidades. Até junho deste ano, mais de 7,2 bilhões de remédios já foram entregues para a população brasileira.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software