Continua depois da publicidade
A segunda dose da vacina contra HPV está sendo aplicada em meninas de 11 e 13 anos nas escolas públicas e particulares de Peruíbe. A imunização é fundamental para garantir a prevenção do câncer do colo do útero, terceira principal causa de morte entre as mulheres no país.
A campanha seguirá até o dia 16 de outubro, conforme o cronograma já estabelecido de visitação nas unidades de ensino. É necessário que as alunas apresentem o comprovante de imunização da primeira dose.
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina protege contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18), sendo que os dois últimos são de alto risco. Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero, enquanto os subtipos 6 e 11 respondem por 90% das verrugas anogenitais.
Vale ressaltar que a imunização deve ser aplicada apenas nas alunas que já receberam a primeira dose da vacina no primeiro semestre deste ano.
Continua depois da publicidade
HPV
Há várias formas de contágio do vírus HPV, sendo que as mais comuns são: relação sexual sem o uso de preservativo ou ainda quando a mãe transmite ao filho no momento do parto.
Continua depois da publicidade
Um levantamento realizado pela Organização Mundial da Saúde aponta que 290 milhões de mulheres em todo o mundo estão infectadas, sendo 32% delas pelos subtipos 16 e 18.