Continua depois da publicidade
A Maternidade Municipal de São Vicente, que tem sua gestão compartilhada entre Instituto Acqua e Prefeitura, fechou 2014 com ótimos índices. Depois de uma pesquisa que apontou 91,59% dos pacientes satisfeitos com o atendimento oferecido na Unidade de Saúde, a maternidade registrou queda de 50% na mortalidade dos recém-nascidos que passaram pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e passou 2014 sem nenhum óbito materno em decorrência de parto realizado no local.
Os bons resultados foram, inclusive, ressaltados pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, durante visita a São Vicente no dia 23 de janeiro. “O único objetivo que não foi atingido pelo Brasil foi a meta para a redução de mortes maternas e São Vicente conseguiu zerar esse índice em 2014”, afirmou o ministro.
Em 2014 nasceram mais de 2 mil crianças na Maternidade de São Vicente. Desse grande número de partos, 21 crianças vieram a óbito. Número que representa exatamente a metade dos óbitos em 2012, quando foram registrados 42 casos. E mesmo com a grande quantidade de partos realizados, muitos de alto risco, a unidade de saúde não teve nenhum caso de morte materna em decorrência do parto.
Continua depois da publicidade
Números que representam um momento de mudança dentro da Maternidade Municipal. Em 2014, a Secretaria de Saúde e o Instituto Acqua iniciaram uma parceria na gestão da unidade e fizeram mudanças significativas no fluxo de atendimento.
A pesquisa realizada pelo Instituto Acqua em 2014 já apontava que a parceria estava no caminho certo. Principal mudança realizada pelo Instituto e Secretaria de Saúde desde o início do trabalho, a equipe de enfermagem foi a que recebeu melhor média na pesquisa, com 96,15% de avaliações positivas. A alteração mais significativa neste setor foi o aumento de apenas uma enfermeira obstetra para quatro. Os profissionais ainda passaram por capacitação e mudanças no fluxo de atendimento que permitiram, por exemplo, que os procedimentos de enfermagem e a quantidade de partos aumentassem significativamente.
Continua depois da publicidade