Continua depois da publicidade
Neste ano 34.755 pessoas foram vacinadas contra a gripe em Santos. Os números representam 26,82% da meta definida para o município, que é de 133.268 pessoas (80% do público-alvo). A campanha, iniciada em 26 de abril, termina nesta sexta-feira (9). Os dados são da Secretaria de Saúde.
As vacinas estão à disposição da população em todas as unidades da rede municipal de saúde e o atendimento é das 9h às 16h. "Já solicitamos ao Ministério da Saúde a prorrogação da vacinação e estamos aguardando orientação”, diz o secretário de Saúde, Marcos Calvo.
De acordo com os critérios estabelecidos pelo ministério, devem ser vacinadas crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da área da saúde, idosos (60 anos ou mais) e portadores de doenças crônicas.
A Influenza, ou gripe, é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, de distribuição global e elevada transmissibilidade. A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas sem a necessidade de tratamento médico. No entanto, nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de quadros clínicos especiais, a infecção pode levar a formas clinicamente graves, pneumonia e morte.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade