Continua depois da publicidade
Um total de 3.292 crianças e adolescentes alunos de escolas municipais serão encaminhados para tratamento na rede de saúde da prefeitura. O número corresponde a 13,7% dos estudantes (23.886) avaliados pela Secretaria de Saúde, para o diagnóstico de saúde bucal realizado anualmente. Em 2013, o índice de escolares com problemas na boca foi de 14,9%.
“Este panorama nos mostra que o trabalho de prevenção que fazemos em todas as escolas está surtindo efeito. Ano a ano, de pouquinho em pouquinho, o índice de cárie nas nossas crianças está diminuindo”, observou a chefe da Seção de Atendimento à Rede e Prevenção em Saúde Bucal, Ercilla Maria Vargas Wiggert, unidade responsável pelo trabalho.
As visitas às unidade de ensino foram feitas entre fevereiro e abril por dentistas e auxiliares, que avaliaram entre outros itens, presença de cáries e placa bacteriana, além de doenças de gengiva. A partir desta semana, a Secretaria de Saúde enviará às escolas os encaminhamentos que devem ser entregues aos pais dos alunos.
Cada pai, ou responsável, receberá uma ficha para ser apresentada na unidade básica ou de saúde da família mais próxima de sua casa. Após a conclusão do tratamento, o dentista deverá preenchê-la para que a unidade retorne à Coordenadoria de Saúde Bucal com a conclusão do caso.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade