Continua depois da publicidade
Na primeira entrega de enxovais para o bebê, feita por meio do Programa Mãe Santista, nesta quinta (13), no FSS (Fundo Social de Solidariedade), 40 gestantes que fazem o pré-natal na rede pública e estão no último trimestre da gestação foram contempladas com a bolsa maternidade. A estimativa é que 240 grávidas sejam atendidas até o final deste mês.
Continua depois da publicidade
Na ocasião também foram abordados temas como a aceitação da gravidez e o que o programa oferece para as gestantes. A coordenadora de Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria de Saúde de Santos, Soraya dos Santos Nieto, ressaltou a importância do aleitamento materno e da primeira consulta do bebê.
Continua depois da publicidade
“O recém-nascido deve passa por consulta ainda na sua primeira semana de vida, na unidade em que foi feito o pré-natal”, disse, reforçando ainda a importância de a mãe retornar ao ginecologista após o parto.
Continua depois da publicidade
Já a presidente do FSS, Maria Ignez Barbosa, enfatizou que o maior objetivo do programa é prevenir problemas de saúde na criança.
Mamãe
Continua depois da publicidade
Márcia Moniki Constantino dos Santos, 23 anos, e no sétimo mês de gravidez, comentou sobre a entrega dos enxovais. “Ações como essa são importantes para as pessoas que não possuem condições financeiras de comprar as primeiras roupas do bebê.”
A bolsa maternidade – feita pelas voluntárias do FSS - contém itens indispensáveis para o recém-nascido: cobertor, lençol, toalha de banho, conjunto de pagão/mijão, macacão, body, babador, fraldas descartáveis, casaquinho de lã e dois pares de meia.
Continua depois da publicidade
O 'Mãe Santista' é uma iniciativa da Secretaria de Municipal de Saúde em parceria com o Fundo Social, que visa contemplar as gestantes com assistência integral e humanizada durante todo o ciclo da gravidez, incluindo o puerpério (período pós parto) e o acompanhamento do bebê até os 24 meses de vida, além do pré-natal do pai.
Continua depois da publicidade