Saúde
As doses poderão ser adquiridas em uma Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima. Este ano, a campanha terá dois finais de semana dedicados a aumentar a cobertura de vacinados
Continua depois da publicidade
Itanhaém iniciará neste sábado (8), a campanha de vacinação contra o sarampo e a paralisia infantil. O alvo da imunização serão as crianças de seis meses até as menores de cinco anos. As doses poderão ser adquiridas em uma Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima. Este ano, a campanha terá dois finais de semana dedicados a aumentar a cobertura de vacinados. A mobilização nacional é conhecida como dia “D” e acontecerá nos dias 8 e 22 deste mês. A campanha termina no dia 28 e a expectativa é imunizar 5.380 crianças.
A vacina contra a poliomielite (responsável pela paralisia infantil) será administrada em gotas, por via oral. O público-alvo são as crianças a partir dos seis meses e menores de cinco anos. Já a dose tríplice viral, que previne contras os agentes do sarampo, caxumba e rubéola, será aplicada nas crianças de um aos cinco anos.
Desde o início da década de 90, a poliomielite foi erradicada do Brasil. Apesar disso, é necessário que a população continue a trabalhar a prevenção a partir da aplicação da vacina contra o agente. As doses são a única forma de impossibilitar o ressurgimento da paralisia infantil, e manter os casos de sarampo em declínio.
Segundo o Ministério da Saúde, ressalta que ambas as vacinas foram atestadas como seguras após um controle de qualidade e testes científicos. Algumas das reações surgidas tiveram monitoramentos e apresentaram em forma de febre ou dor no local da administração, não causando riscos ao imunizado.
Continua depois da publicidade