Saúde

IBCC enfatiza benefícios à saúde ao parar de fumar

No Brasil, somente em 2014, estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) sinalizam que 30 mil pessoas terão câncer de pulmão devido ao hábito de fumar

Publicado em 22/05/2014 às 12:26

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC) celebra o Dia Mundial Sem Tabaco, instituído pela Organização Mundial da Saúde e comemorado em 31 de maio, lembrando os benefícios à saúde de quem deseja abandonar o cigarro. O fumo é o principal causador de câncer de pulmão no mundo.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

No Brasil, somente em 2014, estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) sinalizam que 30 mil pessoas terão câncer de pulmão devido ao hábito de fumar. “A fumaça do cigarro contém substâncias cancerígenas. A cada tragada esses elementos tóxicos são absorvidos pelos brônquios e alvéolos, ocasionando mutações genéticas nas células pulmonares e dificuldades pelo organismo, que podem levar ao câncer”, explica o diretor-médico do IBCC, Marcelo A. Calil. Além do pulmão, o cigarro pode fazer com que a doença atinja estômago, esôfago, cabeça e pescoço, rins, bexiga, pâncreas e até mamas.

Se o fumante decidir parar de fumar agora somente trará benefícios à saúde. Após 24 horas o risco de ter um acidente cardíaco relacionado ao fumo diminui; em 48 horas as terminações nervosas começam a crescer de novo e os sentidos de olfato e paladar melhoram; em cinco anos a chance de morte por câncer de pulmão de uma pessoa que fuma um maço de cigarros por dia diminui em pelo menos 50%; após 20 anos o risco de desenvolver câncer de pulmão será quase igual ao de quem nunca fumou e os riscos de desenvolver câncer na boca, garganta, esôfago, bexiga, rim e pâncreas diminuem. “Isso acontece porque as células pré-cancerosas são substituídas por outras saudáveis”, finaliza Calil.

O fumo é o principal causador de câncer de pulmão no mundo (Foto: Divulgação)

Legislação

Continua depois da publicidade

Em maio, deputados estaduais de São Paulo aprovaram um projeto de lei que multa quem fumar dentro de lugares fechados. A lei para ser sancionada ainda depende da assinatura do governador, mas se for aprovada entrará em vigor em agosto de 2014 e terá o valor de R$ 200,00 a cada infração. No estado de São Paulo, faz quase cinco anos que é proibido fumar em lugares fechados de uso coletivo - bares, restaurantes, cinemas, por exemplo. Se alguém fuma, a multa vai para o dono do estabelecimento. Esse projeto recém-aprovado prevê multa, também, para o próprio fumante.

Ambiente Livre de Tabaco

Em 2009, pensando na saúde de seus colaboradores, pacientes e familiares, o IBCC tornou-se Ambiente Livre de Tabaco, proibindo o fumo em todos os ambientes do hospital, inclusive nas áreas externas e no estacionamento. Essa iniciativa deve-se ao fato de o IBCC lutar há mais de quatro décadas contra o câncer e o fumo ser responsável por 30% das mortes por essa doença. Além disso, o fumo passivo aumenta em 30% os riscos de câncer de pulmão.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software