Saúde

Guarujá supera meta de 100% dos adolescentes vacinados com a primeira dose

Foram mais de 22 mil jovens imunizados com a primeira dose; o Município superou a meta, que tem como referência o censo do IBGE

Da Reportagem

Publicado em 29/09/2021 às 07:30

Atualizado em 29/09/2021 às 08:33

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail
Pablo tomou sua primeira dose - Divulgação/PMG
Pablo tomou sua primeira dose - Divulgação/PMG
Bruna e Rayany - Divulgação/PMG
Bruna e Rayany - Divulgação/PMG
Rosane e Miguel - Divulgação/PMG
Rosane e Miguel - Divulgação/PMG

Guarujá supera meta de 100% dos adolescentes vacinados com a primeira dose / Divulgação/ PMG

Continua depois da publicidade

O medo de agulha não foi obstáculo para que Miguel Bispo Vasconcelos da Silva, de 13 anos, tomasse a vacina contra a covid-19. No mesmo dia, Miguel, Rayany e Paulo receberam a primeira dose do imunizante no Ginásio Guaibê. Eles integram o segmento composto por 22.079 pessoas com idades entre 12 e 17 anos, que representam o público adolescente estimado no Município. Com a campanha realizada pela Prefeitura de Guarujá, a Cidade superou a meta de 100% dos adolescentes vacinados com a primeira dose na terça-feira (28).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Os municípios têm como referência o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que foi realizado em 2010, para definir o público vacinal por faixa etária. De acordo com o censo, Guarujá possuía 22.079 aptos para vacinar, mas 22.186 já tinham sido vacinados até o início da tarde de terça (28).

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Ministério da Saúde anuncia terceira dose contra Covid para pessoas com mais de 60 anos

• Vacina Clover mostra 100% de eficácia contra casos graves da covid-19

• Covid-19: quais as diferenças entre as variantes e por que devemos tomar cuidado?

Mais do que números, estatísticas ou percentuais, são 22.186 seres humanos que passam para uma nova etapa na estratégia sanitária de enfrentamento à pandemia, após mais de um ano e meio de incertezas dos jovens e suas famílias. Cumprida esta primeira etapa do ciclo vacinal, os adolescentes ganham mais confiança para retomar atividades básicas da faixa etária, como a rotina de estudos presenciais.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp: https://bit.ly/diariodolitoral
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

O adolescente Miguel é morador da Vila Áurea. Acompanhado de sua mãe, a camareira Rosane Bispo da Silva, ele não escondeu a ansiedade que sentia e o medo da agulha, mas a vontade de tomar a vacina era muito maior. "A vacina representa a esperança de salvar a próxima geração desse vírus. A gente só quer dar continuidade na nossa vida", comentou o adolescente.

A mãe de Miguel aproveitou para tomar a segunda dose no mesmo dia que o filho. "A minha vacina estava marcada para o dia 23, mas eu aguardei o meu filho para virmos juntos. Muitos não puderam tomar e acabaram perdendo a vida. Por isso, eu acho muito importante que venham", relatou Rosane.

A aluna da Escola Benedito Cláudio, Rayany Ramos de França, de 13 anos, também estava com a mãe, a dona de casa Bruna Ramos dos Prazeres. Moradoras do Parque Estuário, foram ao Guaibê para que a jovem recebesse a primeira dose do imunizante. "Muitos amigos da escola já tinham se vacinado. Eu estava ansiosa e, agora, eu me sinto até mais segura", disse a estudante.

Continua depois da publicidade

Presente de aniversário

Ansiedade era um assunto comum entre os adolescentes que aguardavam a sua vez de receber a primeira dose no Ginásio Guaibê. O estudante Paulo Maycon de Souza Soares, aluno da Escola Miguel Stéfano e morador do bairro Areião, completou 12 anos no último dia 23 de setembro e estava aguardando a data para ser vacinado. Ele foi acompanhado do pai, Orisvaldo José Soares.

"Eu fiquei um pouquinho nervoso, achando que ia doer, mas foi só uma picadinha de leve. A mulher que me atendeu é gentil, brincou comigo por causa do meu aniversário e foi legal", contou Paulo.

Continua depois da publicidade

Para o secretário municipal de Saúde, Sandro Abreu, o resultado foi muito positivo após pouco mais de um mês de campanha. "Hoje é um dia muito importante para a Saúde do Município. Atingimos a marca de 100% de vacinação da primeira dose em relação ao público dos adolescentes. Esse resultado é fruto de um trabalho muito bem organizado, com uma logística adequada e de muito esforço de toda a equipe que está atuando diretamente na vacinação dos nossos munícipes", considera o secretário.

Postos fixos e mutirões

Os demais grupos aptos continuam sendo imunizados de forma gradativa, nos mutirões nas comunidades e nos postos fixos do Município. Todos funcionam de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas. Nesta quarta-feira (29), o mutirão de vacinação acontece na Unidade de Saúde da Família (Usafa) Sítio Conceiçãozinha, que fica na Rua Santo Antônio, 117, no mesmo horário.

Continua depois da publicidade

Serviço

Ginásio Guaibê (Avenida Santos Dumont, 420 – Santo Antônio).

UBS Vila Baiana (Rua Vereador Orlando Falcão, 172)

Continua depois da publicidade

UBS Morrinhos (Praça do Comércio, s/n)

UBS Pae Cará (Avenida São João, 155 – Pae Cará)

Usafa Boa Esperança (Avenida Adriano Dias dos Santos, 533)

Continua depois da publicidade

Usafa Jardim Las Palmas (Rua José Alves de Oliveira, s/n)

Usafa Perequê (Rua Rio Branco, 235)

 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software