Continua depois da publicidade
Dia 24 de março é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose e, para intensificar esta ação, a Prefeitura de Guarujá realiza uma mobilização para intensificar a busca de sintomas da doença durante este mês. As ações vão até dia 28 nas unidades de atendimento à saúde. O objetivo é fazer um diagnóstico rápido da doença para evitar o contágio.
Para começar a programação, os enfermeiros da rede receberam treinamentos nos últimos dias 5 e 7. Já nesta quarta-feira (13), os agentes de saúde farão a busca de sintomáticas na população de rua no Centro de Referência de Assistência Social para a População em Situação de Rua (Creas Pop), na Avenida Adriano Dias dos Santos, 313 – Jardim Boa Esperança.
E na quinta-feira (14), os agentes darão um treinamento especial para os alunos do Colégio Marquês de Olinda (Avenida Adhemar de Barros, 987 – Santa Rosa) e, no dia seguinte, haverá capacitação dos agentes comunitários do Jardim Progresso. No dia 20 de março, a iniciativa acontece na parte da manhã no bairro Outeiro Santa Catarina, que fica na Estrada Guarujá-Bertioga, onde procuram por sintomáticos respiratórios.
Os agentes também fazem a busca por sintomáticos no Albergue Municipal José Calherani (Rua Manoel Otelo Rodrigues, 389 – Jardim Boa Esperança) no dia 21, a partir das 19 horas. Já os usuários da Unidade de Especialidade de Vicente de Carvalho (Unidade Mista), localizada na Rua São João, 111, Pae Cará, participarão de uma roda de conversa no dia 22, às 9 horas.
Os munícipes que quiserem tirar dúvidas podem comparecer em frente ao Banco Itaú do Centro (Avenida Puglisi, 385) no dia 26, das 9 às 12 horas, para checar se têm ou não algum sintoma da tuberculose com a equipe da Unidade de Saúde da Família (Usafa) do Jardim Las Palmas. Os agentes também farão a ação na Unidade de Infectologia William Rocha (Rua Hélio Ferreira, 370 – Jardim Boa Esperança) entre 25 e 28 de março.
Sobre a doença – A tuberculose é uma doença infecciosa de transmissão aérea, que é passada pelo doente quando ele tosse e espirra. Entre seus sintomas, pode-se mencionar tosse por mais de três semanas, febre (mais comumente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento, cansaço fácil e dores musculares. A cadeia de transmissão pode ser interrompida o quanto mais rápido for o diagnóstico e iniciar o tratamento da doença.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade