Saúde

Guarujá está distante de uma nova epidemia de dengue

A informação foi divulgada pela Vigilância Sanitária do Município

Publicado em 17/11/2014 às 11:20

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti – LIRAa, do mês de outubro, ficou em 1,8 em Guarujá, o que significa que a Cidade está distante de um risco ou em estado de alerta para uma nova epidemia da doença. A informação foi divulgada pelo diretor de Vigilância Sanitária da Prefeitura de Guarujá, Marco Antonio Chagas da Conceição.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

“Na região, apenas dois municípios estão em estado de alerta, Santos e Mongaguá. Guarujá está fora de risco ou alerta e isso é o resultado da ação em campo por parte dos agentes e da Vigilância Epidemiológica que, com o teste rápido, podemos fazer um trabalho quase que imediato onde ocorreram casos”, disse o diretor.

O LIRAa de Guarujá no mês de outubro em 2011/2012 foi de 1,9, em 2012/2013: 3,7 e agora em 2013/2014 de 1,8. Para que o índice reflita em garantia que Guarujá não terá altos números de contágio e, consequentemente, uma epidemia, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação do Controle de Dengue, preparou um Plano de Ação que já vem sendo realizado nos bairros.

ção de campo é priorizada, diz prefeitura (Foto: Divulgação)

Continua depois da publicidade

O diretor de Vigilância reforça que, mesmo com o resultado satisfatório e o índice abaixo do estado de alerta ou de risco, as equipes de combate à dengue estão em ação. Munidos com o resultado dos exames rápidos que aponta o local que houve caso confirmado da doença, a equipe intensifica as atividades nas áreas de maior positividade, trabalhando nos quarteirões e ao seu redor, com retiradas de criadouros e aplicação de larvicida.

Além disso, a equipe promove palestras em associações e sindicatos dos respectivos bairros, tenda inflável, panfletagem, acompanhamento do dengue móvel, telagem de caixas d’ água, visita nas obras paradas e sala de situação, com monitoramento, avaliação e planejamento das ações.

O calendário das ações de novembro está montado, porém todo o cronograma poderá ser alterado em caso de notificação positiva para dengue em determinado local.

Continua depois da publicidade

Ações programadas para novembro

Hoje (17) – Monteiro da Cruz, Vila Áurea e Progresso
Dia 18 – Pae Cará
Dias 19 e 21 – Chaparral
Dias 24 e 25 – Sítio
Conceiçãozinha

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software