Continua depois da publicidade
A Escola Municipal Professora Lucia Flora dos Santos e a Unidade de Saúde da Família (Usafa) Jardim Progresso se uniram para promover a saúde e a qualidade de vida da comunidade no último Dia do Desafio (29 de maio). Nessa data, a equipe mista juntou o Dia do Desafio com a Campanha Anti-Tabagismo em um evento de conscientização.
A escola foi aberta aos alunos e à comunidade. De acordo com a direção da escola, aproximadamente 1.200 pessoas participaram. As atividades começaram às 8 horas com alguns exercícios físicos sob o comando da equipe da Usafa. Depois, dois enfermeiros ministraram uma palestra sobre os riscos causados à saúde pelo consumo do tabaco.
Continua depois da publicidade
Segundo a coordenadora pedagógica, Camila Marinho Diniz, a decisão de abordar o tema “tabagismo” foi um acordo entre a Usafa e a escola. “Percebemos que há muitos fumantes na comunidade e que esse vício está chegando na escola, principalmente entre os alunos do Fundamental II e do EJA. Cremos que a conscientização trará resultados a longo prazo, porque a semente foi plantada“, afirmou Camila.
Continua depois da publicidade
A médica da Usafa, Dra. Morgana Cintra Carvalho (CRM-SP 159720), explicou que o consumo do cigarro causa principalmente doenças pulmonares. “O tabaco também pode causar câncer, osteoporose, impotência, hipertensão, dentes amarelos, entre outras coisas. Na gravidez, pode ocasionar doenças no recém-nascido. Além disso, explicamos que o vício custa muito dinheiro”, contou a médica.
Após a palestra na escola, a equipe executou as mesmas atividades na Usafa Jardim Progresso com os pacientes. Na palestra, também foi abordada a importância da prática de exercícios. Por fim os pacientes foram servidos com um banquete de frutas, bolachas, e sucos para se recuperarem das atividades realizadas, e puderam aferir a pressão arterial.
Continua depois da publicidade