Continua depois da publicidade
Nesta terça-feira (6), Guarujá dá um importante passo no cuidado com os dependentes químicos e ao mesmo tempo no combate às drogas. A prefeita Maria Antonieta de Brito vai formalizar adesão ao Programa “Crack é preciso vencer”. A cerimônia será às 14 horas, em Brasília. Além da chefe do Executivo, a coordenadora do Comitê Gestor, Iara Bega de Paiva, e o secretário municipal de Defesa e Convivência Social, Wagner Pereira, participarão do ato.
O Governo Federal está investindo, até 2014, R$ 4 bilhões no Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas. Até o momento, 18 estados, mais o Distrito Federal e 90 municípios, aderiram. O recurso é aplicado em diversas ações de políticas públicas integradas, como: orientação da população, capacitação de profissionais, aumento da oferta de tratamento e atenção aos usuários, além do enfrentamento ao tráfico de drogas.
Continua depois da publicidade
A proposta de Guarujá foi considerada apta a promover o pacto. “Esse é o resultado do empenho. E com o diálogo que foi estabelecido entre os gestores temos percebido a demanda crescente, por isso é imprescindível fazer algo, estruturar o trabalho e contar com recursos, tanto financeiro quanto humano. O programa do Governo Federal traz essa possibilidade”, justifica a coordenadora do Comitê Gestor.
O programa trata o assunto em três eixos – cuidado, prevenção e superação, e de maneira transversal reunindo as Secretaria de Saúde, Educação, Desenvolvimento e Assistência Social, Defesa e Convivência Social e Advocacia Geral do Município.
Continua depois da publicidade
Com a adesão, Guarujá passa a ter o Plano Municipal de Combate às Drogas. “Apesar do programa chamar ‘Crack é preciso vencer’, ele se refere a todas as drogas. Para construir o plano, levantamos o que o programa do Governo Federal oferece e o que o Município precisa”, explica Iara Bega.
A prefeita Antonieta formaliza a adesão ao Programa a convite do Ministério da Justiça. Estarão na solenidade os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça), Alexandre Padilha (Saúde), Tereza Campello (Desenvolvimento Social de Combate à Fome), e Gleisi Hoffmann (Chefe da Casa Civil).
A prefeita de Guarujá avaliou o programa do Governo Federal como uma importante ferramenta aos municípios que sofrem da problemática do crack. “Em Guarujá, por exemplo, temos feito um grande enfrentamento. A Cidade estruturou o serviço e tem hoje quatro unidades voltadas ao paciente psiquiátrico, o que demonstra preocupação com a qualidade de vida e a inclusão”.
Continua depois da publicidade
Serviço e atendimento em Guarujá – Atualmente, o Município conta com algumas ações que serão incorporadas ao plano Municipal. No ano passado, a prefeita Antonieta criou o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Drogas e Álcool – Comad.
Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde possui a Rede Conte com a Gente, que compreende o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Continua depois da publicidade