Saúde

Gripe: Cubatão antecipa vacinação de trabalhadores da Saúde para quinta-feira (31)

Vacinação está disponível nas 14 Unidades Básicas de Saúde

Da Reportagem

Publicado em 30/03/2022 às 16:50

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A vacinação contra a gripe e contra a covid-19 ocorre simultaneamente / Divulgação/PMPG

Continua depois da publicidade

Além de idosos a partir de 80 anos, os trabalhadores da área da Saúde de Cubatão podem receber a vacina contra a gripe a partir desta quinta-feira (31). A medida estava prevista para 4 de abril, porém a Secretaria de Saúde conta com imunizantes suficientes para dar início à vacinação desse grupo, que conta com 3.777 pessoas na cidade.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE) informa que os servidores municipais da área serão imunizados em seus postos de trabalho. Trabalhadores de serviços particulares ou do terceiro setor devem procurar uma das 14 Unidades Básicas de Saúde com salas de vacina. É necessário comprovar o exercício de atividade em Saúde ou vínculo com empresa ou entidade de Saúde. O uso de máscaras segue obrigatório nas unidades de Saúde.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Comitê de combate à Covid-19 no RJ defende vacina de gripe para todos

• São Vicente inicia campanha de imunização contra a gripe nesta segunda-feira (28)

• Veja os direitos do trabalhador com sintomas de Covid e gripe

CAMPANHA

Como todo ano, a campanha de vacinação da gripe divide-se em etapas. Após o início neste final de semana com os idosos a partir de 80 anos, a segunda etapa está marcada para 4 de abril, quando começam a ser vacinadas as pessoas a partir de 60 anos. A terceira etapa começa em 2 de maio, com a vacinação de gestantes, puérperas e crianças.

Continua depois da publicidade

GRIPE E COVID-19

A vacinação contra a gripe e contra a covid-19 ocorre simultaneamente. Conforme o informe técnico da Secretaria de Saúde do Estado, as duas vacinas podem ser administradas ao mesmo tempo em todas as pessoas a partir de 12 anos. Por exemplo, alguém com idade a partir de 80 anos que for se vacinar nesse final de semana com a segunda dose de reforço contra a covid-19 poderá receber também a vacina contra a gripe. Isso vale para primeiras e segundas doses e doses de reforço.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

SINTOMAS

O mesmo documento recomenda o adiamento da vacinação em pessoas com sintomas respiratórios, principalmente relacionados à covid-19. Nesses casos, a vacinação deve ser adiada em pelo menos quatro semanas.

GRIPE E PANDEMIA

Continua depois da publicidade

À medida que o percentual de pessoas vacinadas contra a covid-19 em todo o mundo aumenta, com diminuição das taxas de infecções da doença e crescente tendência de flexibilização das restrições, há uma oportunidade para que ocorra um ressurgimento da circulação de outros vírus respiratórios, como influenza, como ocorreu no Brasil em dezembro de 2021.

A vacinação contra a influenza de pessoas pertencentes aos grupos alvo do programa de imunização tem como principal objetivo reduzir a carga da doença, prevenindo hospitalizações, mortes e consultas ambulatoriais e em serviços de emergência.

A vacinação contra a influenza permitirá, ao longo de 2022, prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença e óbitos, minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, que podem ser confundidos com os da covid-19, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde. As ações de imunizações continuam a ser extremamente importantes para a proteção contra a influenza e devem ser mantidas apesar de todos os desafios frente à pandemia.

Continua depois da publicidade

CONTRAINDICAÇÕES

Crianças menores de 6 meses de idade e Pessoas com história de anafilaxia grave a doses anteriores da vacina contra a gripe ou a algum componente da vacina.

PRECAUÇÕES

Continua depois da publicidade

Doenças febris agudas, moderadas ou graves: recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença;

História de alergia a ovo: pessoas que após ingestão de ovo apresentaram apenas urticária, administrar a vacina influenza, sem qualquer cuidado especial; pessoas que após ingestão de ovo apresentaram quaisquer outros sinais de anafilaxia (angioedema, desconforto respiratório ou vômitos repetidos), a vacina pode ser administrada, desde que em ambiente adequado para tratar manifestações alérgicas graves (atendimento de urgência e emergência). Nesses casos, a vacina deve ser administrada sob supervisão médica, preferencialmente.

Em caso de ocorrência de Síndrome de Guillain-Barré (SGB) no período de até 30 dias após recebimento de dose anterior, recomenda-se realizar avaliação médica criteriosa sobre benefício e risco da vacina antes da administração de uma nova dose.

Continua depois da publicidade

ESQUEMA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

População apta: pessoas a partir de 80 anos e trabalhadores da Saúde

LOCAIS DE VACINAÇÃO

Continua depois da publicidade

UBS Vila São José (Avenida Bandeirantes, s/nº);

USF Afonso Schmidt, Área 5 (Rua Manoel Leal, s/nº, Jardim São Francisco);

UBS Jardim Casqueiro (Rua Espanha, s/nº);

UBS Jardim 31 de Março (Rua Antônio Simões de Almeida, s/nº);

USF Jardim Nova República-Bolsão 8 (Avenida Deputado Esmeraldo Tarquínio, s/nº);

UBS Vila Nova (Rua São João, 185);

USF Vila dos Pescadores (Rua Santa Júlia, s/nº);

USF Ilha Caraguatá (Rua Feud Farah, s/nº);

USF Cota 200 (2ª Passarela da Via Anchieta km 50, s/nº);

USF Vila Esperança-Morro do Índio (Avenida Principal, 4003);

USF Mário Covas (Rua das Palmas, 128, Vila Natal);

USF Pilões (Caminho dos Pilões, 974);

USF Cota 95 (Faixa do Oleoduto, s/nº, Pinhal do Miranda);

USF Vale Verde (Rua Vereador Paulo Enos, s/nº).

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software