Saúde

Goji Berry: a fruta que promete ‘alimentar’ os dermocosméticos

Especialista explica por que essa fruta – usada há milênios pela medicina chinesa - é um ativo cosmético tão poderoso

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 06/01/2014 às 14:37

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Uma novidade que os chineses já conhecem há milhares de anos. É assim que se pode definir a goji berry, ativo que há menos de dois anos vem sendo incluído em formulações cosméticas internacionais e que acaba de chegar ao Brasil.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

“Estudos foram realizados para comprovar a eficácia da fruta como antioxidante e os resultados foram impressionantes. Na escala Orac, que mede a capacidade de absorção de radicais livres dos alimentos, a goji berry alcança o índice de 25.300 unidades. Comparado com a amora e o mirtilo - que são potentes antioxidantes e que têm índices, respectivamente, de 2.036 e 2.400, é impressionante”, comenta Fernanda Sanches, farmacêutica e presidente das marcas Biomarine e Cosmobeauty.

Por essa razão, a goji berry – uma fruta vermelha originária de regiões da China, do Tibete e da Mongólia, onde é conhecida por fruta da longevidade – acabou se tornando um precioso ativo para a indústria dos dermocosméticos. “Antes, ela era usada como um ‘superalimento’. É rica em aminoácidos, vitaminas, sais minerais, ácidos graxos, polissacarídeos e antioxidantes, que são componentes essenciais para a saúde do corpo todo. Agora, seu uso cosmético usa as potencialidades da fruta por completo”, avalia a especialista.

A goji berry vem sendo incluído em formulações cosméticas internacionais (Foto: Divulgação)

Continua depois da publicidade

A goji berry pode ser usado em diversos tipos de cosméticos, para a pele e os cabelos, como sabonetes líquidos, hidratantes, linha capilar, redutores de medida, anticelulíticos e produtos antiaging. A fruta é um potente antioxidante – já que contém níveis elevados de Vitamina C, Vitamina E e carotenóides –, combatendo a formação de radicais livres que levam ao envelhecimento. Também é rica em proteínas, minerais, vitaminas, polissacarídeos e ômegas 3 e 6.

“Aos cosméticos, agrega valor por ser multifuncional, ou seja, um único componente oferece hidratação, restauração da barreira cutânea, reposição de minerais e vitaminas, além da ação antioxidante e anti-inflamatória. E pode ser usada em todos os tipos de pele”, comenta a farmacêutica. Segundo ela, este é o principal diferencial da goji berry em relação a outros antioxidantes.

A especialista dá ainda uma dica de ouro: consumir a fruta, além de utilizar cosméticos formulados com esse princípio. “Assim, potencializamos sua ação antioxidante e anti-inflamatória, que vão agir em duas vias diferentes. A ingestão da goji berry fornece esses nutrientes para o corpo todo, enquanto que o cosmético age especificamente na pele ou cabelos”, ensina.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software