Saúde
Exagero na ingestão de doces e bebidas alcoólicas é prejudicial à saúde bucal. A especialista Aline Fernandez dá orientações para aproveitar as comemorações sem surpresas desagradáveis
Cirurgiã-dentista dá dicas de como aproveitar ceias de Natal e Ano Novo sem prejudicar a saúde bucal / Divulgação
Continua depois da publicidade
As celebrações de fim de ano estão sempre associadas ao excesso de comida e bebida. Apesar dos momentos com familiares e amigos serem recheados de alegria, os exageros nas comemorações não deixam de provocar riscos à saúde, incluindo à saúde bucal. Por essa razão, a cirurgiã-dentista Aline Fernandez destaca a importância de ter consciência nas comemorações para evitar acidentes, além de cuidar corretamente dos dentes para não ter surpresas desagradáveis.
Segundo Aline, que é a cirurgiã-dentista responsável pela Sorridents Santos e São Vicente, uma das principais ocorrências que atende em final de ano são de pessoas com dentes ou aparelhos quebrados, perda de próteses e acidentes. "Cerca de 90% dos nossos atendimentos nesse período é em relação à prestação de socorros nesse sentido", comenta.
Continua depois da publicidade
Além disso, o consumo excessivo de comida nas ceias de Natal e Ano Novo também requer atenção. A escovação dos dentes com frequência é fundamental para evitar cáries. É necessário, ainda, cuidados para evitar o desgaste do esmalte dentário e incidentes como a quebra do aparelho e, para isso, é necessário consumir doces com moderação, maneirar no consumo de bebida alcoólica e ter atenção ao comer alimentos duros ou grudentos.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
"Próximo às festas de fim de ano, a ida ao dentista é fundamental para deixar a saúde bucal em dia, evitar dores e fraturas dos dentes ou da prótese dentária. Durante as comemorações, o ideal é beber bastante água para aumentar a salivação e deixar os dentes mais limpos", acrescenta a cirurgiã-dentista.
Aline explica que, o abuso no consumo de bebida alcoólica, em especial, danifica a gengiva provocando aftas que podem se tornar permanentes ou recorrentes, que têm como fim o câncer bucal. "O álcool também altera o ph da saliva, o que leva a proliferação bacteriana, responsável por provocar doenças periodontais e cáries. Por isso, é muito importante o consumo moderado, afinal, uma boca saudável reflete no bem-estar de todo organismo", aponta.
Além das recomendações gerais, a profissional alerta que dentes com canal tratado tendem a ficar desidratados pela falta do nervo e irrigação, tornando-se mais fáceis de fraturar. A mesma fragilidade ocorre com as próteses, que podem quebrar caso a pessoa coma alimentos duros. Portanto, na hora de ingerir nozes, castanhas ou alimentos do tipo, a atenção deve ser redobrada.
Continua depois da publicidade
Cuidado com as crianças
Outro público que se entrega aos doces e refrigerantes nas festas são as crianças. Ainda que elas estejam em fase de troca dos dentes, a saúde bucal dos pequenos é tão importante quanto a dos adultos. Nesse sentido, Aline ressalta que, além de incentivar a escovação ao acordar, após as refeições e antes de dormir, as crianças também precisam ser supervisionadas durante o consumo de doces, afinal, tudo em excesso faz mal.
"O nosso alerta é para que as pessoas possam se divertir sem negligenciar a própria saúde. Isso não significa que o paciente tenha que deixar de comer ou aproveitar os momentos especiais, até porque são acontecimentos únicos e todos merecem se divertir, mas com moderação e consciência, dá para aproveitar ainda mais", conclui Aline Fernandez.
Continua depois da publicidade